Desde cedo, é possível perceber que determinação e coragem não vão faltar para essa galerinha. Os 18 participantes da terceira edição do Prefeitura Mirim – iniciativa da Prefeitura de Venâncio Aires, que oportuniza que estudantes vivenciem o dia a dia da Administração Municipal por cinco dias – deram um show já na seleção para o programa. Após a indicação dos participantes de cada escola, foi aberta uma votação popular para a definição dos ocupantes dos cargos de prefeito e vice.

Foram milhares de votos, o que mostrou a mobilização dos estudantes. Os demais foram divididos nas secretarias do governo por meio de sorteio. Nessa semana, acompanham a rotina em diferentes setores da prefeitura. Um período muito aguardado por cada um dos estudantes e de muito conhecimento. Quer saber mais dessa experiência? O Na Pilha! acompanhou a rotina de alguns participantes. Corre pra ler!

Vou ver o meio ambiente de forma diferente”

Andriely Siane Santos Chaves, 12 anos, da turma do 7° ano da Escola Estadual de Ensino Médio Adelina Isabela Konzen, participa do programa por incentivo da professora. “Na campanha foi a professora que fez a postagem e minha família começou a divulgar pelo Facebook, Instagram e WhatsApp”, conta.

A agenda de terça e quarta-feira da menina foi cheia, visitou a Escola de Educação Infantil (Emei) Osmar Puthin, onde aprendeu sobre composteira; foi até uma nascente do Castelhano e visitou a Usina de Reciclagem. “Aprendi todo processo do lixo, desde a separação até o destino e percebi que as pessoas precisam separar de maneira certa. O vidro nos lixos precisa ser colocado com cuidado, porque quem trabalha separando pode se machucar, mesmo com luva.”

Mesmo estando no Ensino Fundamental, ela já pensa em ser agrônoma ou veterinária. “Adorei a secretaria que peguei, porque gosto do meio ambiente e já me ajudou a aprender mais sobre assuntos importantes do nosso município”, salienta.

Andriely (direita) foi secretária de Meio Ambiente (Foto: Divulgação)

A menina que conheceu a parte jurídica

A secretária mirim da Procuradoria Jurídica, Anita Carolina Wünsch, 10 anos, é estudante do 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Judas Tadeu. Ela teve seu primeiro dia atuando na prefeitura na terça-feira, 26, quando conheceu o prédio do governo municipal e os setores.

A guria comentou que teve interesse em participar do programa, porque achou que seria uma boa experiência. Em uma manhã ela já percebeu que são muitas informações e leis que passam pelo setor. “Achei que seria só uma pessoa na sala e são várias”, destaca.

Ela conta que a secretaria recebe demandas de outras, por isso tem bastante serviço. Ao longo da amanhã, Anita recebeu até uma pequena aula sobre economia. “Aprendi que não é tão fácil quanto parece ser.”

Secretária Mirim da Procuradoria Jurídica (Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

Reconhecimento do trabalho

Matheus de Freitas, 11 anos, é o secretário da Administração. Ele estuda no 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Benno Breunig. O garoto quis entrar na Prefeitura Mirim porque acredita que é uma experiência muito bacana para uma criança. “Muitas pessoas acham que a prefeitura não faz nada, mas percebi que tem muita gente aqui dentro que trabalha duro e ajuda outras pessoas”, ressalta.

O aluno também diz que todos os setores são importantes para que a prefeitura funcione. No primeiro dia, ele aprendeu que no administrativo se criam as leis que vão para a Câmara dos Vereadores aprovar. “Acho que às vezes reclamamos de bariga cheia. Porque as coisas até podem melhorar, mas todos precisam ajudar.”

Matheus foi secretário mirim da Administração (Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

Uma tarde de conhecimentos

A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos, Maria Elis Soares dos Santos, 14 anos, foi eleita como secretária mirim da Segurança Pública. Na primeira tarde, conheceu como funciona o departamento de trânsito do município. “Eu adorei a tarde aprendendo mais sobre nossa cidade.”

Segundo a menina, o dia foi ótimo e aprendeu que as normas precisam ser estudadas e seguidas. “Me explicaram que antes de julgar precisamos saber o que a pessoa esta fazendo”, conta. O dia foi diferente, pois se inteirou dos assuntos da secretaria e dos ambientes do governo municipal. “Temos que seguir as leis e não fazer o que achamos que tá certo sem saber”, acrescenta.

Maria Elis, secretária mirim da Segurança Pública (Foto: Divulgação)

Experiência para a vida

Érica Vitória Rodrigues da Silva, 11 anos, está no 5º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Narciso Mariante de Campos. No programa Prefeitura Mirim 2019, atuou como Secretária da Saúde, quando conheceu todo prédio onde fica o setor e quais são os serviços prestados no local. “Eu sabia que a secretaria era grande, mas nunca tinha entrado para conhecer.”

Ela comentou que sua rotina mudou, pois a aula é à tarde e, na terça-feira, foi para a secretaria ‘trabalhar’. “O carro do prefeito me buscou na escola e às 17h eu vou pegar o ônibus para voltar”, diz.

Érica, secretária mirim de Saúde (Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

Um dia de assessora

Pelo primeiro ano, a Coordenadoria de Comunicação também teve os mirins no comando. Foram três selecionados, entre eles a aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Alfredo Scherer, Eduarda Vitória da Silva.

Ela teve a oportunidade de participar de uma reunião da prefeitura, sobre refugiados e também de conhecer um estúdio de rádio. “Foi a primeira vez que entrei em uma rádio. Lá falamos do programa Prefeitura Mirim, achei muito legal”, conta a menina.

Além da atividades que teve sobre a comunicação do município, Eduarda comenta que gostou muito das pessoas e que foi bem recebida. “Adorei meu dia no projeto Prefeitura Mirim, acredito que todos saímos daqui com muito conhecimento.”

Eduarda foi assessora de imprensa mirim (Foto: Divulgação)

Relato pilhado

Já fui secretária mirim

Por Ju

Do auge dos meus 12 anos, de trancinhas no cabelo e toda interessada, fui secretária mirim, em outubro de 2003. Participei do projeto Administração Municipal Mirim indicada pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Dois Irmãos, onde estudava, e fui uma das 15 crianças a viver um dia na Prefeitura.

Além de participar da reunião com o então prefeito Glauco Scherer, acompanhamos um dia de trabalho dos secretários. Eu fui escolhida para ser a secretária mirim da Saúde. Como a secretária da época, Juçara Ferreira, tinha uma reunião em outra cidade, passei a maior parte do dia “aos cuidados” da equipe da secretaria.

As fotos com a equipe dos pequenos gestores e com a Jussara são guardadas, com carinho, pela minha mãe. Para mim, que desde criança fui muito ativa na escola e na comunidade, participar do Administração Municipal Mirim foi uma experiência bem legal, assim como para os estudantes que, nesta semana, integram o Prefeitura Mirim.

Em outubro de 2003, com o então prefeito Glauco Scherer

Galera do Prefeitura Mirim 2019

Isabel Santos Fagundes – EEEM Frida Reckziegel – Prefeita
João Vítor Landim – Emef Professora Odila Rosa Scherer – Vice-prefeito
Tainá Gabriele da Cruz Sitze – Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Professora Helena Bohn – Secretaria de Planejamento e Urbanismo
Eduarda Gralow Bick – EEEF Professor Pedro Beno Bohn – Secretaria de Desenvolvimento Rural
Maria Elis Soares dos Santos – Emef Dois Irmãos – Secretaria de Segurança Pública
Anita Carolina Wunsch – Emef São Judas Tadeu – Procuradoria Jurídica
Jéssica tainá Lourenço Iochims – Emef Cidade Nova – Secretaria de Habitação e Desenvolvimento Social
Sofia Haas – Colégio Professor José de Oliveira Castilhos – Secretaria de Cultura e Esportes
Leonardo Rafael Posselt – EEEM Sebastião Jubal Junqueira – Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos
Tainá de Campos da Silva – Emef Bento Gonçalves – Secretaria da Fazenda
Andriely Siane Santos Chaves – EEEM Adelina Isabela Konzen – Secretaria de Meio Ambiente
Érica Vitória Rodrigues da Silva – Emef Narciso Mariante de Campos – Secretaria de Saúde
Davi Scheibler Soares – Emef José Duarte de Macedo – Secretaria de Educação
José Victor da Silva – EEEM Crescer – Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo
Matheus de Freitas – Emef Benno Breunig – Secretaria de Administração
Eduarda Vitória da Silva – Emef Alfredo Scherer – Assessoria de imprensa
Caliel Aparecido Lopes – Emef Dom Pedro II – Assessoria de imprensa
Felipe da Rosa da Silva – EEEF 11 de Maio – Assessoria de imprensa

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome