Mais do que as luzes e a decoração que enfeitam a cidade, a solidariedade é uma marca de dezembro. O clima natalino inspira a doar e tornar o Natal de outras pessoas mais feliz. O Na Pilha! se soma a essa corrente de boas ações com este ‘guia da solidariedade’.

Nesta edição, apresentamos dicas de como auxiliar entidades que realizam um trabalho importante em Venâncio Aires e sempre precisam de ajuda. Opções para colaborar não faltam: de brinquedos a alimentos não perecíveis ou ração, o importante é não deixar passar em branco e fazer a sua parte para um Natal mais solidário.

Cartinhas do Rotaract

Há dez anos, o Rotaract Club Venâncio Aires promove o projeto ‘Natal Solidário’, que já ajudou mais de mil crianças. Cada ano, uma escola é escolhida, os alunos escrevem cartinhas com desejos e mandam para o clube.

Em 2019, a Escola Estadual de Ensino Médio Frida Reckziegel, de Vila Palanque, será contemplada com projeto. Na manhã do dia 14, representantes do Rotaract vão até a escola para entregar os presentes. Interessados em adotar alguma das 125 cartinhas que integram o projeto nesta edição podem entrar em contato pelas redes sociais do Rotaract ou direto com membros do clube de serviço.

Rotaract realiza projeto de cartinhas de Natal (Foto: Divulgação/Rotaract)

Amigo Bicho

A ONG Amigo Bicho cuida, em média, de 60 animais. Para manter o trabalho, os voluntários precisam de muita ração e dinheiro. Além disso, usam bastante medicamentos, jornais e acessórios. Quem quiser colaborar pode entrar em contato com algum integrante ou doar nas caixas de coleta, que estão espalhadas nas agropecuárias Agrocampestre Recanto Animal, Agropet do João, MI-AU Pet Shop e Agropecuária D’Lu.

Anjos de Amor

Anualmente, o grupo Jornada de Amor promove a campanha ‘Anjos de Amor’, em dezembro. No dia 14, serão entregues ranchos para famílias carentes na sede da fraternidade holística, na rua 15 de Novembro, 437, no bairro Aviação.

Os ranchos são padrão. Por isso, a entidade arrecada o valor para fazer a compra. No último ano, foram 240 famílias contempladas. Interessados em ajudar podem entrar em contato com algum integrante do grupo ou pelo telefone 51 99989-1395.

Apae

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) atende em média 280 crianças e adolescentes na escola e clínica. A instituição se mantém o ano inteiro com doações e precisa de materiais escolares, brinquedos, material de higiene e de limpeza. As doações podem ser feitas na sede da Apae, que fica na rua Félix da Cunha, 970, no Centro. O telefone da entidade é 3741-1456.

Apae aceita doações de brinquedos e materiais escolares para utilizar com os alunos (Foto: Eduarda Wenzel)

Casa de Acolhimento

A Casa de Acolhimento de Venâncio Aires atende cerca de 20 crianças e adolescentes, que tem entre 4 meses e 17 anos. No momento, eles precisam de materiais de higiene (shampoo, condicionador, creme dental, sabonete e demais), materiais de limpeza e materiais escolares.

Interessados em ajudar podem ir até o local, no bairro Coronel Brito, ou entrar em contato pelo telefone 3983-1087, que a coordenação de casa recolhe as doações.

Casa de Acolhimento atende 20 crianças e adolescentes (Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

Liga Feminina do Combate ao Câncer

A Liga Feminina de Combate ao Câncer de Venâncio Aires atende 232 pessoas, atualmente. Além da doação de leite, também é possível doar dinheiro, pois a entidade utiliza os recursos para manter os atendimentos médicos, psicológicos e medicamentos dos pacientes. Quem quiser contribuir pode comparecer na Liga, fica junto ao Hospital São Sebastião Mártir.

Paresp

A ONG Parceiros da Esperança (Paresp) atende cerca de 120 crianças e adolescentes e aceita doações o ano inteiro. Neste mês, a entidade vai fazer um rancho para cada família, como presente de Natal para todos terem um ceia. Por isso, está arrecadando alimentos não perecíveis. Também aceita roupas, materiais escolares e brinquedos.

Interessados podem doar direto no local, que fica na rua Pedro Grünhauser, 2000, no bairro Morsch, ou entrar em contato pelo telefone 3983-1104.

Paresp arrecada alimentos não perecíveis para repassar às famílias dos estudantes (Foto: Divulgação/Paresp)

ONG Planeta Vivo

No dia 21 de dezembro, a ONG Planeta Vivo promove a ação social Natal do Bairro, para as mais de 30 famílias de catadores de material reciclável que integram a entidade. O evento ocorre das 14h30min até 18h, na sede da ONG, no bairro Bela Vista, e deve beneficiar em torno de 180 crianças.

É possível contribuir com a atividade com a doação de refrigerante, lanches e material escolar. As doações podem ser feitas até o dia 18, com Isolde Musa da Silva, ou pelo telefone 99505-2234.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome