O grande dia está se aproximando, 14 de setembro, data que marca o Baile de Debutantes do Rotaract Club de Venâncio Aires. Enquanto os preparativos para a grande festa estão a mil, a debutante Bianca Jordana Ribeiro parece estar com ‘borboletas no estômago’ à espera deste momento tão especial. E não é só ela, a família toda está na expectativa desde que a menina, moradora de Linha Campo Grande, foi selecionada para o tradicional baile. “Desde o ano passado já estávamos comentando sobre o meu aniversário de 15 anos. A nossa ideia era fazer um almoço em família para não deixar a data passar em branco, porque o orçamento estava mais apertado”, recorda Bianca.

Bianca conta os dias para a realização do sonho da festa de 15 anos (Foto: Divulgação / Layana Schnack e Mateus Stölben)

Mesmo assim, a jovem que completou 15 anos no dia 8 de setembro, não perdeu as esperanças e foi incentivada pela família a se inscrever no Baile de Debutantes do Rotaract. “Sempre pensei positivo desde que fiz a inscrição. Isso representa a realização de um sonho para mim”, afirma. Após a seleção, no fim de abril, Bianca teve diferentes experiências em grupo. “Foi muito legal, aprendi coisas novas, conheci várias meninas e profissionais que realizaram as palestras. De todas a que mais gostei foi o curso de maquiagem”.

A cada dia que passa, a jovem está se preparando para conter o nervosismo e a ansiedade para o ‘grande dia’. “Vai ser uma noite muito especial porque todas as pessoas que eu gosto estarão reunidas. Espero que tudo dê certo e eu guarde este momento por toda a vida”, finaliza Bianca.

Emoção de mãe e filha

Ter uma noite de princesa sempre foi o sonho de Fernanda Appel Dutra, 14 anos, que também vai debutar no sábado. Foi através da participação de uma amiga, no ano passado, que ela conheceu o projeto. “Eu não tenho condições de fazer uma festa de 15 anos. Me inscrevi e fui escolhida.” Ela lembra com carinho do momento em que ficou sabendo que participaria do baile. “Eu estava jantando e eles me ligaram, eu fiquei tão feliz que comecei a chorar,” diz.

Entre os sentimentos de felicidade e ansiedade, Fernanda aguarda a noite tão desejada. “Acho que vai ser emocionante, sou muito grata pelo Rotaract me proporcionar esse momento.”

Fernanda sonha com a noite de debutante desde a infância (Foto: Divulgação / Layana Schnack e Mateus Stölben)

Além da noite do baile, as meninas participaram de oficinas preparatórias. “Conhecemos muitas pessoas e ao decorrer das atividades criamos laços. Acredito que muitas amizades vão permanecer”.

A mãe de Fernanda, Maria Cristina Appel, 53 anos, diz que para os pais esse baile também é muito importante. “É um momento emocionante. O pessoal do Rotaract é dedicado e atencioso com as gurias. O projeto é lindo.”

“Gratidão é a palavra para tudo isso”

A noite de sábado também vai ser especial para Elisandra Aparecida de Almeida Feiden, 15 anos. Ela conheceu o projeto pelas redes sociais, mas foi através do incentivo de uma prima que resolveu se inscrever. “Eles me ligaram e falaram que eu estava pré selecionada, fui para a votação popular e ganhei com 710 curtidas”, diz a menina, feliz.

A jovem diz estar bem ansiosa. “Acho que a noite do baile será fantástica.” Entre a programação das debutantes, foi realizado um ensaio de fotos. “Eu nunca tinha feito um ensaio fotográfico, no início estava nervosa e envergonhada, mas depois me soltei”, lembra.

Sobre a vivência, a guria comenta que os momentos vão ficar marcados para a vida toda. “As amizades eu vou levar para a vida. Acho que a amizade com o pessoal do Rotaract também, pois eles são muito queridos com nós, são incríveis.”

Elisandra está encantada com tudo que o Rotaract está proporcionando (Foto: Divulgação / Layana Schnack e Mateus Stölben)

“É incrível viver este momento”

A adolescente Andressa Guterres Kunz, 15 anos, já conhecia o projeto pelas edições anteriores. Ela comenta que sua mãe sempre pediu para ela se inscrever, mas foi através de uma colega, que também vai debutar, que a jovem resolveu participar.

No momento em que recebeu a notícia, a felicidade tomou conta. “No primeiro instante não acreditei, mas quando caiu a ficha comecei a pular.” A jovem também diz que sua mãe está acompanhando e sonhando junto com ela. “Ela está mais ansiosa do que eu”, diz.

A debutante acredita que com todas as oficinas oferecidas antes do baile, cada participante acaba evoluindo. “Além de criar vínculos e fazer amizades, ganhei vários aprendizados. E o pessoal do Rotaract é muito divertido com nós”.

A noite do baile está se aproximando e a adolescente fica mais ansiosa. “Eu acho que sábado vai ser maravilhoso, vamos nos divertir muito.”

Andressa aguarda ansiosa pela noite do baile, que segundo ela terá grandes surpresas (Foto: Divulgação / Layana Schnack e Mateus Stölben)

Como funciona o Baile de Debutantes?

Segundo a presidente do Rotaract Club Venâncio Aires, Jéssica Becker, neste ano, acontece a 3º edição do Baile de Debutantes do Rotaract. O projeto permite a participação de meninas entre 14 e 15 anos, que realizam a inscrição após divulgação do cronograma nas redes sociais. Depois da etapa de inscrição, são avaliadas as fichas e escolhidas 17 meninas que recebem a visita da galera do Rotaract. Em seguida, são nove selecionadas e três pré-selecionadas que vão para votação popular, sendo escolhida uma. Ao todo, em cada edição foram 10 debutantes.

As princesas da noite ganham tudo da organização do evento, como a preparação dos cabelos, maquiagem, unhas, vestidos, sapato, brincos, anel e meia-calça para abrilhantar a festa. Além disso, durante os quatros meses de preparação para o grande dia, elas participam de oficinas diversificadas para incentivar no desenvolvimento pessoal das escolhidas. As debutantes só precisam ajudar na venda de, no mínimo, dez ingressos para o jantar.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome