Frutas podem ser consumidas no lanche ou complemento das refeições. (Foto: Pexels/Divulgação)

As altas temperaturas pedem lanches mais leves e saudáveis. Para garantir uma alimentação adequada nos dias de verão, a dica é consumir frutas da época, que além de mais baratas, possuem menos agrotóxicos. “As frutas que contêm menos agrotóxicos têm maiores propriedades nutricionais”, afirma a nutricionista Bruna Neves, da EmagreSee.

Entre as frutas desta época do ano estão abacaxi, banana e pêssego. De acordo com a nutricionista, é importante dar preferência para a própria fruta, em vez de sucos. “As frutas que podem ser consumidas com casca possuem mais fibras, o que facilita no funcionamento do intestino, controla a glicose e traz mais saciedade. Desta forma, o carboidrato e o açúcar da fruta são absorvidos de forma mais lenta, impedindo o armazenamento de gordura no organismo”, explica a profissional.

Segundo Bruna, geralmente, durante o verão, a maioria das pessoas consome mais frutas. Mesmo assim, para quem ainda não tem este hábito, o indicado é inserí-las, aos poucos, na alimentação. “Consumir com o iogurte, na vitamina com leite, nos sucos ou utilizá-las como complemento nas saladas são opções”, orienta a nutricionista.

Uma outra dica para quem enfrenta a correria do dia a dia é investir nas frutas que não requerem preparo prévio. “Banana e uva, por exemplo, são frutas bem práticas”, indica.
Manter a organização dos alimentos também é muito importante. “Assim que as frutas são compradas, devem ser lavadas e guardadas no mesmo dia, para facilitar o consumo”, comenta Bruna.


“As cascas da banana e maçã podem ser utilizadas no preparo de bolos; a casca da uva, nas geleias e a casca do abacaxi, pode ser consumida no suco.”

BRUNA NEVES – Nutricionista


Comer fruta engorda?

Assim como qualquer outro alimento, comer fruta em excesso também engorda. Segundo a nutricionista, as frutas podem ser consumidas no horário do lanche, mas nunca substituir almoço ou jantar. “Durante a noite o corpo necessita de uma proteína. Neste caso, é indicado consumir carnes, ovos e leite e deixar as frutas para o intervalo das refeições”, afirma.

Segundo Bruna, algumas frutas trazem mais saciedade, outras, nem tanto. “Maçã, melancia e morango possuem grande quantidade de água e baixo teor de fibras, por isso não trazem saciedade. Já a banana e o abacate fazem o efeito contrário”, compara. Ela também acrescenta que o hábito de comer rápido também não traz saciedade.

FRUTAS DA ESTAÇÃO 

  • Abacaxi
  • Melancia
  • Pêssego
  • Banana (fruta mais consumida)
  • Pera
  • Ameixa
  • Melão
  • Uva
  • Abacate
  • Damasco, caju e coco (outras regiões

Bolo integral de banana com casca

4 bananas maduras com casca
3 ovos grandes
1 xícara de açúcar mascavo
1/4 xícara de óleo
1/2 colher (chá) de canela em pó
1/4 colher (chá) de cravo em pó (opcional)
1/4 colher (chá) de gengibre em pó (opcional)
1/4 colher (chá) de cardamomo em pó (opcional)
2 colheres (chá) de fermento em pó
3 xícaras de aveia em flocos médios

Preparo

  • Higienize as bananas, corte as pontas pretas e descasque-as, coloque as cascas no
    liquidificador, adicione os ovos, o açúcar e o óleo e bata até obter um creme homogêneo.
  • Amasse as bananas com um garfo, coloque em uma tigela média, em seguida despeje o creme e adicione as especiarias. Adicione a aveia, misture bem e então coloque o fermento.
  • Misture delicadamente e despeje a mistura em uma forma untada. Leve para assar a 180ºC por aproximadamente 35 minutos, faça o teste do palito, ele deve sair limpo.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome