Por: Sandra Sperb

Todas as mulheres já sonharam, um dia, virem a ter em casa um grande closet (walk in closet), no qual possam guardar todas as suas peças de roupa, complementos e calçado. Os quartos de vestir são ideais para ter a roupa bem organizada e ao nosso alcance. São espaços em que se pode vestir com liberdade e desfrutar desse momento como sempre desejou.

Closet era, inicialmente, um pequeno espaço, enclausurado, para guardar roupas. Tipo uma despensa, só que para roupas. Com o tempo, tornou-se símbolo de luxo e associou-se ao quarto de vestir, virando sonho de consumo de quem está renovando a casa.

Para atender a crescente demanda deste espaço de vestir, cresceu também o número de novos materiais utilizados nos projetos, como o vidro nos armários, que facilita a visualização dos itens, iluminação que deixam todas as peças à mostra, portas e gavetas em laminado, que favorece o uso de cores claras nos armários e destaca as cores das roupas, e até tecnologia que abre e fecha portas com um simples toque.

Um closet tradicional não possui portas, deixa todas as peças expostas, o que confere todo o charme e facilita a visualização e a utilização das mesmas. Na hora de montar as roupas divisórias do armário, duas premissas são essenciais: o que amassa é pendurado, e quando de casal – as partes de cada um deve ser separada.

Se voce dispõe de um recanto no quarto ou em qualquer outra divisão da casa para instalá-lo, daremos alguns conselhos para que saiba como fazer um closet e ideias bacanas para você sonhar e agir.

Espaço do tipo corredor, com um grande espelho no fundo, ampliando o espaço:

Do tipo clássico, e para dar um toque de glamour ao seu closet, coloque elementos como um manequim, um banco ou um puff estampado ou de cores vivas no centro da divisão. São elementos muito úteis e cômodos que além disso servem para decorar e personalizar o espaço ao seu gosto.

é indispensável o gaveteiro com muitas divisórias, servindo para organizar peças pequenas, como as bijouteria, langeris, cintos e outros.

Outras dicas para projetar seu espaço:

Foto: Divulgação / Tudo & TodasCloset em
Closet em ‘L’

Escolher o design do seu closet é algo que se deve fazer pensando nas características do espaço e nos seus gostos pessoais. Um closet é um espaço funcional, mas também decorativo. As possibilidades para projetar um closet são muitas, mas as mais habituais são: closet em forma de ‘L’ para espaços amplos em que se tem a roupa à mão e pode deslocar-se com facilidade; closet em forma de ‘U’, que são aqueles que ocupam todas as paredes da divisão e são ideais para espaços muito compridos e largos; e o closet tipo hall com um pequeno passeio, que permite criar zonas individuais, uma para a roupa feminina, e outra para a roupa masculina.

Um closet serve para armazenar tanto a roupa de inverno, como a de verão, por isso deve deixar uma zona reservada para cada tipo de roupa. Coloque cabides para peças compridas, como casacos, jaquetas e ternos, gavetas de puxar para camisolas, camisas e camisetas, gavetas com organizadores para complementos como cintos ou lenços e um gravateiro para ter as gravatas bem organizadas.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasRoupas alinhadas
Roupas alinhadas

A ordem da roupa é essencial para criar um espaço bonito do qual não nos apeteça sair nunca. A melhor forma de manter a ordem em um closet é tentar convertê-lo em mais um espaço de decoração do nosso lar, colocando a roupa por tons e tamanhos, não sobrecarregar demasiado os cabides e gavetas para evitar que as peças de roupa se enrruguem, e colocar a roupa que veste no seu dia a dia nas estantes mais próximas.

Nunca poderá faltar um sapateiro num closet, é um elemento fundamental para manter os sapatos em ordem e em bom estado. A melhor opção é colocar o sapateiro numa zona isolada para evitar os maus cheiros e alguns gostam de utilizar as caixas originais para proteger o calçado do pó.

Outra peça indispensável em um closet é um espelho grande onde possa admirar a sua roupa e verificar como ficam as peças de roupa. Escolha espelhos de corpo inteiro com alguma iluminação integrada. Se não dispõe de muito espaço, coloque o espelho na porta de um armário. Os espelhos conferem muita luz e dão uma maior sensação de amplitude aos espaços.