Foto: Divulgação / Tudo & Todas
“Não espere a vida passar para ser feliz”

Talvez, diversas vezes em sua vida, você tenha feito algo e esperado uma atitude diferente das pessoas. Quantas vezes você ajudou alguém que precisava e esta pessoa nem se quer valorizou isso? Quantas vezes você correu atrás de alguém para abraçar esta pessoa, para dizer que sente sua falta e que a ama, mas esta pessoa nunca sequer veio por conta própria e demonstrou algum afeto por você? é, isso cansa. Deve ser cansativo para você leitor (a) trabalhar tanto e dar o seu melhor sempre, mas não ser reconhecido profissionalmente. Deve ser cansativo para você amar e não ser amado. Cansa você fazer algo com boa vontade e apenas receber críticas e reclamações.

A verdade é que a grande maioria das pessoas coloca expectativas demais sobre os outros e quando essas expectativas não são alcançadas, ocorre a decepção. As pessoas são o que são. Nós é que esperamos demais delas. A verdade é que mesmo que muitas vezes nos decepcionamos com as pessoas, nós sempre criaremos expectativas sobre determinadas coisas e esperaremos algo das pessoas.

O que você espera da sua vida? O que você espera do mundo? Espera que você tenha um emprego melhor, uma casa melhor e uma vida mais tranquila? Mas então pense no que você faz todos os dias para chegar ainda mais perto da concretização desses sonhos. Sua vida muda, quando você muda.

Nós, seres humanos, somos um tanto quanto egoístas, pois esperamos das pessoas atitudes que apenas nos beneficiem. Esperamos que elas nos digam sim e quando ouvimos um não, ficamos contrariados. Esperamos que todas as pessoas sempre concordem conosco, e como é difícil entende-las quando elas não possuem as mesmas opiniões que as nossas. Esperamos que todos achem o nosso trabalho o melhor de todos, quando na verdade esquecemos de que não conseguimos agradar a todo mundo.

Esperamos muito, esperamos atitudes de nossos filhos e, muitas vezes, eles fazem exatamente o que não queríamos que fizessem. Criamos expectativas sobre nossos pais, professores, amigos. Criamos todos os dias expectativas sobre o mundo. Queremos um mundo melhor, mas será que buscamos todos os dias sermos melhores que ontem?

Por que esperamos tanto das pessoas e elas não correspondem nem metade de nossas expectativas na maioria das vezes? A verdade é que embora seja difícil, o bom da vida é não esperar demais, imaginar demais, fantasiar demais e criar expectativas demais. é claro que estas coisas são importantes, mas nem sempre são sinônimos de felicidade. Ficamos frustrados, decepcionados e abatidos quando não somos correspondidos. Precisamos entender que cada pessoa age de acordo com os seus princípios e de acordo com o que ela entende que é o melhor para ela.

Nem sempre o que é o certo para nós, é o certo para os outros, tanto é que por isso nem sempre nossas expectativas são correspondidas. Devemos buscar sempre o que é melhor para nós e esperar apenas de nós sempre o melhor. Os outros são os outros. Eles possuem conceitos diferentes e atitudes diferentes. Não espere demais das pessoas.

Erros todos nós cometemos e não podemos esperar tanto que as pessoas mudem e sejam melhores, pois se elas são como são, é porque acreditam que ser assim é o melhor para elas. E como já diz o ditado: “As pessoas esperam toda a semana pela sexta, todo o ano pelo verão, toda a vida por felicidade. Faça diferente, transforme todos os dias em sextas-feiras, aproveite as quatro estações e não espere a vida passar para ser feliz.”

Apenas isso!