A rotunda do Capitólio ostenta o afresco ‘A Apoteose de Washington’, assinado pelo artista grego-italiano Constantino Brumidi, e datado de 1865. (Foto: Ana Flávia Hantt/Divulgação)

Por: Ana Flávia Hantt

No universo das viagens, os turistas parecem se dividir em dois grupos: os que gostam de visitar museus, e os que não gostam. Em Washington DC, quem é da primeira turma, vai ao delírio; e quem pertence à segunda, certamente muda de opinião. Apenas no National Mall (nome dado ao circuito de prédios oficiais do governo), são cerca de vinte museus localizados há uma curta caminhada de distância. E o melhor, todos com visitação gratuita.

O mais importante é o Smithsonian Institution (fãs de Dan Brown, vocês reconhecem este nome!), que com seu conjunto de prédios é considerado o maior museu do mundo. Entre os mais famosos do complexo, estão o Museu de História Natural com seus dinossauros gigantes, e o Museu Nacional de Ar e Espaço, o qual possui peças fundamentais sobre a aviação e a exploração espacial. Outros prédios que valem muito a visita é o Museu de História Americana (com uma exposição bem bacana sobre super-heróis) e o Museu de História e Cultura Afro-Americana.

Quem é fã de arte, encontra no National Mall, também, outro ponto imperdível: A Galeria de Arte Nacional reúne obras de artistas consagrados como Raphael, El Greco, Rembrandt, Leonardo da Vinci, Paul Cézanne, Pablo Picasso, Henri Matisse, Vincent van Gogh, Claude Monet, entre outros.

Completam a lista de acervos impactantes, o Museu do Holocausto, o Museu do Crime, e o Museu do Espião, estes, com uma pequena taxa de admissão.

CAPITÓLIO

Outro passeio imperdível em Washington DC é a visita ao Capitólio, a casa do Congresso Nacional dos Estados Unidos. Tours são realizados de segunda a sábado, e podem ser agendados gratuitamente pelo site oficial com um dia de antecedência. O ponto principal da visitação é a rotunda do prédio, de onde pode ser visto o interior do domo (antes de ir, leia o livro ‘O Símbolo Perdido’, de Dan Brown, e se sinta dentro de um filme de mistério e ação). De lá, o guia conduz os visitantes por um túnel até a Biblioteca do Congresso, um prédio lindíssimo que guarda o acervo nacional.

Filmes e séries gravados em DC

  • Filmes:

– Forrest Gump

– Todos os homens do presidente

– O Exorcista

– Independe Day

– Missão Impossível 3

– Transformers: O Lado Oculto da Lua

– X-Men: Primeira Classe

– Capitão América 2: O Soldado Invernal

  • Séries:

– House of Cards

– Homeland

– Scandal

– Bones

[email protected]

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome