Arroz com atum

-

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Matexxx
Arroz com atum em homenagem ao Dia da Mulher e aos quatro anos da Coluna assinada por esta colunista

Antecipamos a homenagem ao Dia Internacional da Mulher comemorado na próxima quarta-feira. Todos os dias a mulher merece um reconhecimento especial por suas múltiplas atividades, mas o dia 8 de março existe e com ele há que se refletir em todos os sentidos.

Pensando em qualidade de vida, os alimentos entram no quesito da reflexão. Por isso, a dica de hoje é sobre o consumo de peixe, com a receita de ‘arroz com atum’.

A todas que fazem ‘ginástica’ para elaborar cardápios nutritivos com economia e sustentabilidade, àquelas que já passaram por este espaço com suas deliciosas contribuições, e, especialmente, as guerreiras anônimas, nossa homenagem.

 

Consumo de peixes

Segundo a nutricionista Sinara Preuss, no Brasil o consumo de peixe ainda é muito baixo, fica em cerca de nove quilos por ano/pessoa, enquanto a recomendação por parte da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de 12 quilos ano/pessoa. Segundo a profissional o peixe deveria estar presente no nosso prato pelo menos duas vezes por semana. Ela acrescenta as espécies que possuem as melhores quantidades de ômega 3: arenque, sardinha, atum, bacalhau, linguado e pescadinha. “Comer peixe é saudável, pois é rico em ômega 3, apresenta boas concentrações de vitaminas, além dos vários minerais importantes como, sódio, potássio, magnésio, cálcio, ferro, fósforo, iodo, flúor, selênio, manganês e cobalto.

 

INGREDIENTES

1 1/2 xícaras de arroz cru3 xícaras de água2 latas de atum sólido ou ralado2 dentes de alho picado1/2 pimentão verde sementes picadoGengibre picado a gosto1 cenoura (grande) ralada 1 cebola grande picada2 tomates picado1 lata de ervilhaBrócolis a gosto4 ovos cozidos e picadosCheiro verde a gostoSal a gosto1 pitada de pimenta-do-reinoManjericão seco a gostoAzeite

MODO DE PREPAROCozinhe o arroz, refogando bem. Quando estiver pronto, reserveEnquanto o arroz fica pronto, cozinhe os ovosEm outra panela, coloque azeite e frite alho, gengibre e a pimentaColoque a cenoura ralada e a cebola picada e frite maisColoque o atum com o azeite que vem junto e frite maisAcrescente a ervilha e o brócolis e refogue bemAdicione o tomate e o cheiro verde picado e refogue por alguns minutosTempere com sal e manjericão seco e a pimenta-do-reinoAbaixe o fogo e coloque o arroz e o ovo, mexa tudo muito bem. Prove e coloque o que for preciso, está pronto.

Decore a gosto e sirva com saladas verde e acompanhamento de sua preferência.

 

  
Foto: Arquivo/FM / Folha do Matexx
Marta Regina da Rosa foi a primeira participante do Cozinhando com a Folha, assinado por esta colunista

Nesta quinta-feira, coluna do Cozinhando com a Folha completará quatro anos, assinada por esta colunista. Por meio da primeira participante, homenageamos àquelas que criaram o ‘Cozinhando com a Folha da Folha do Mate’ e à frente estiveram por muitos anos.

Em nome da amiga e ex-colega Marta Regina da Rosa que brindou o espaço no dia 9 de março de 2013, com a receita do ‘suco misto’ é que brindamos, novamente, a vida e a oportunidade de chegar até sua casa todos os sábados.

Uma semana repleta de saúde e paz!

 

 

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes