Moranga recheada

-

Foto: Beatriz Colombelli / Folha do Matexx
xx

O prato de hoje pode ser preparado com diversos recheios. Um bastante apreciado é o camarão. Entretanto, outros ingredientes podem ser utilizados, inclusive o purê e até receitas de doces são largamente colocados como recheios. Além de ser um alimento nutritivo, a moranga dá um toque decorativo à mesa. Embora, em todos os recheios precisa-se observar as restrições alimentares, ou seguir orientações de um profissional da saúde.

Na receita de hoje, a moranga já é resultado da plantação do seu Colombelli, na horta caseira, sem agrotóxico. Nela utilizei o recheio de carne moída, pois não dispunha do camarão fresquinho quando decidi preparar o cardápio do dia, bem como levando em conta o custo do produto.

CURISOSIDADESUm grupo de estudos em alimentos funcionais, da Universidade de São Paulo, registram que nada precisa ser desperdiçado da moranga. Eles dizem que pode se utilizar a polpa, as flores, os brotos, conhecido como cambuquira, e as sementes. Com a polpa, pode-se preparar refogados, purês, cremes, suflês, pães,sopas, recheios de tortas, quiches e nhoque, além de bolos, doces cremosos, em conserva, compotas e os cristalizados.

As flores da abóbora são apreciadas, principalmente, na Itália, e possuem um delicado aroma, podendo ser empanadas e fritas, em suflês, risotos, ensopados de peixes e frutos do mar. As sementes podem ser torradas e servidas como aperitivo. Além, da sabedoria popular contar que é um ótimo vermífugo

INGREDIENTES1 unidade de abóbora (moranga média cozida (aproximadamente 2 quilos)1 colher de sopa azeite1 unidade cebola pequena picada250 gramas de carne moída1/2 xícara água quente1/2 colher de chá sal2 dentes de alho1 unidade sachê de molho de tomate (de sua preferência)1 xícara de requeijão cremoso1 pote de cogumelos1 colher de sopa cheiro-verde picado

MODO DE PREPARO

Corte uma tampa na moranga e, com o auxílio de uma colher retire as sementes, sem furar a casca. Coloque a moranga para cozinhar em uma panela grande, com meia colher de sal. Cozinhe por cerca de 40 minutos, ou até ficar maciaEm uma panela, aqueça o azeite em fogo médio. Doure a cebola com o alho bem picado e passe no liquidificador. Reserve. Coloque a carne para refogar. Acrescente o molho de cebola liquidificado e adicione o molho de tomate, misture e cozinhe em fogo médio até ferver por cerca de 10 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar. Acrescente meia xícara de água quente. Por último acrescente os cogumelos picados a metade do requeijão e a metade do cheiro-verde. Misture bem, recheie a moranga. Cubra com o restante do requeijão e polvilhe com o cheiro-verde e decore a gosto.

 

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes