Nesta sexta-feira, 31 de maio, à noite, Tiago Campos de Menezes, o popular De Menezes, 30 anos, será o responsável em preparar a ‘boia bagual’, no Centro de Tradição Gaúcha (CTG) Chaleira Preta, em Linha Bem Feita. Concurso culinário promovido pela entidade, vai escolher ‘O Bagual Chefe – melhor cozinheiro do Chaleira’, no fim do ano. Mas até lá “tem muita janta especial vindo aí”, lembra o participante.

NO CARDÁPIO
De Menezes integra o grupo de 15 associados que participam do concurso. Ele é o quarto à frente do desafio. Hoje, o cardápio preparado junto junto com a sua equipe de apoio – conforme permitido no regulamento – será a tradicional galinhada, prato típico de Venâncio Aires. De complemento servirá pão, aipim e saladas. A cada etapa, o cardápio é apresentado à comissão organizadora, antecipadamente, para aprovação.

NA COZINHA 
O venâncio-airense, que mora em Vila Palanque, atribui o gosto pela cozinha à mãe Clarice Campos. “Cozinhar para outras pessoas é um gesto de carinho enorme. Hoje entendo a responsabilidade de preparar o alimento”, afirma. Mas além disso, o cardápio de hoje “tem valor sentimental” para o cozinheiro. Ele conta que é comum em sua residência, fazer a galinhada para receber amigos e familiares. “Sempre foi motivo de elogios, por todos que experimentam, porém agora será preparada para muitos amigos. Este será o maior desafio”, acrescenta.
De Menezes participa do tradicionalismo há quatro anos, e três no CTG Chaleira Preta

IMPORTÂNCIA DO CONCURSO
O participante conta que o concurso começou para ele a partir de uma brincadeira, mas tomou proporções que não imaginava. “O desafio [concurso] é uma forma que encontrei, no momento, de fazer o bem para outras pessoas”. Ele que também participa do grupo de voluntários do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), considera que a participação no concurso é uma forma de demonstrar carinho e atenção às pessoas, desde a escolha dos ingredientes. “Também é uma forma interessante de apresentar para muitos amigos a cultura tradicionalista, o meu CTG, os nossos ensaios, e atrair novos associados para nosso quadro”, complementa. De Menezes também reforça o convite para que a comunidade participe dos jantares, que não ultrapassam R$ 15, conforme estipulado no regulamento.

COMISSÃO
A comissão avaliadora é composta pelo colunista da Folha do Mate, Luciano Araújo, Andreia Kist, Glaci Cunha e Maira Regina Lara Lehmen. Um time de fundamento!

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome