Na Escola Infantil Criança Feliz, professores participam de encontros por meio do programa União Faz a Vida, do Sicredi (Foto: Divulgação)

Há quase um século no Vale do Rio Pardo, o Sicredi conta com cerca de 58 mil associados nas nove cidades que abrange e mais de 220 colaboradores. O trabalho da cooperativa de crédito, no entanto, ultrapassa os sócios e funcionários, e ganha força em ações sociais e educativas.

Em Venâncio Aires, a Escola de Educação Infantil Criança Feliz, participa há dois anos do programa União Faz a Vida, do Sicredi. O objetivo do programa é investir em cooperativismo para os educadores, aprimorando a prática de trabalho e focando em projetos pedagógicos.

Para a diretora pedagógica da Criança Feliz, Daniela Monteiro da Silveira, o programa agrega ao ensino da instituição e faz o grupo pensar junto. “Através do programa é possível pensar educação como um todo, de forma participativa. O projeto tem na essência a construção e o compartilhamento de vivências de atitudes e valores de cooperação e cidadania, além de estimular novos conhecimentos”, destaca.

Outro programa do Sicredi é o Cooperativas Escolares, que já está em funcionamento em Herveiras, Nova Petrópolis, Sinimbu e Vale Verde. Segundo o coordenador de Programas Sociais da cooperativa de crédito, Marco Antonio da Rocha, a instituição também pretende começar as atividades, ainda neste ano, na Escola Estadual de Ensino Médio Wolfram Metzler, de Venâncio Aires.

O coordenador ainda comenta que a cooperativa está com um novo projeto, por meio do qual irá trabalhar a educação financeira em escolas da região. O objetivo é ter um assessor pedagógico para os professores e fazer um trabalho sobre o aspecto financeiro, para que eles possam aprimorar seus conhecimento na área e repassar aos alunos.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome