O período de fim de ano é marcado por reencontros, seja com amigos ou familiares. Porém, o reencontro que fez surgir este texto é um pouco diferente. Na semana passada, no dia 29 de dezembro, o jovem Kauã Pereira Sattes, de 16 anos, finalmente encontrou uma personagem que foi muito importante nos seus primeiros dias de vida: Joice Felten, membro do grupo de ioga da Grande Fraternidade Universal (GFU) e uma das doadoras do primeiro enxoval para o bebê Kauã, há 16 anos.
Segundo Kauã, a história para o reencontro começou em 2021, quando, após observar um recorte do jornal Folha do Mate, que anunciava a doação, começou a ‘correr atrás’ das pessoas que realizaram a ação. Chegou em Joice e outras três componentes, entrou em contato e, após um período de conversas, ‘nasceu’ o encontro. “Moro em Tupanciretã e estava empolgado para visitar Venâncio Aires. Estou feliz e é muito importante encontrar alguém que teve um papel relevante na minha infância”, relata.
Joice relembra que a entrega de um enxoval para um bebê de família carente fazia parte de uma ação anual, no dia 18 de janeiro, em alusão ao nascimento do fundador da organização, Serge Raynaud de La Ferreière. No entanto, como não houve nascimentos no dia 18 de janeiro de 2006, a entrega foi postergada para o 19 e Kauã foi o contemplado, aleatoriamente. “É muito emocionante, pois eu também recebi o enxoval. A data é para ensinar a cultivar o lado espiritual e não apenas a matéria. Os nascimentos são os frutos da nova era que estamos vivendo. De La Ferreière ensinava ioga, alimentação natural, astrologia, caminhos de autoconhecimento, elevação da consciência, doações e trabalho em grupo”, destaca. Após o reencontro, Kauã e Joice querem manter contato e repetir a reunião.
Relembre a história
- O venâncio-airense Kauã Pereira Sattes guardou a página com a matéria divulgada há 16 anos, no jornal Folha do Mate. A edição do dia 19 de janeiro de 2006 trazia o registro do recebimento do seu primeiro enxoval.
- A doação foi realizada pelo grupo de ioga da Grande Fraternidade Universal (GFU), também da Capital do Chimarrão.
- Todos os anos, nesta mesma época, o grupo se mobiliza para fazer a entrega de um enxoval ao primeiro bebê nascido no dia 18 de janeiro, alusivo ao nascimento do fundador da organização, Serge Raynaud de La Ferreière.
- No ano de 2006, como não havia nascido ninguém naquele dia, o contemplado com o enxoval foi Kauã, que veio ao mundo no dia seguinte, 19 de janeiro.