A busca por uma experiência maior no exterior por parte do atleta tem total apoio da mãe Andiara Freitas. (Foto: Divulgação)

Alguns dos títulos de jiu-jitsu em 2019 – brasileiro em São Paulo, campeonato gaúcho e demais copas no Rio Grande do Sul e ainda o vice-campeonato na Copa Europeu Kids, na Irlanda – estão abrindo portas para o venâncio-airense Thomás Severo. O filho de Alex Severo e Andiara Freitas e que completou 16 anos no dia 22 de maio, está em Abu Dhabi desde o mês de março. Se engana quem pensa que o atleta está na capital dos Emirados Árabes Unidos apenas a passeio. O garoto tem a arte marcial nas veias e diante da oportunidade pelo aperfeiçoamento na área, deixou a família para trás. Tudo tem um propósito: Severo sonha em um dia se tornar atleta profissional.

O faixa azul pratica o jiu-jitsu pouco mais de quatro anos. Colecionador de dezenas de títulos, Thomás iniciou sua trajetória com os treinamentos em Venâncio Aires sob orientações do professor Ricardo Garrido. Depois de um período de competições e conquistas, o garoto deu um passo a frente em termos de aprendizado. No começo de 2019 deixou o convívio familiar e se mudou para Porto Alegre. Na capital gaúcha ingressou no projeto Gaditas, entidade que Thomás representou em ambas as conquistas.
Diante da ascensão, novas oportunidades surgiram para o venâncio-airense.

No começo de 2020, Ricardo Garrido sugeriu para Thomás uma atividade prática em uma academia em Estrela. Foi lá que conheceu o professor e faixa preta Luís Hubner. Diante da desenvoltura do atleta, o sensei que é de Estrela e que há oito anos reside em Abu Dhabi, estendeu o convite para Thomas treinar e competir o Mundial nos Emirados Árabes. Foi em Estrela que Thomás, bem condicionado acima de tudo e demonstrando seu talento, estava na hora e no momento exato.

“Lá se foi ele”, declarou a mãe. No começo de março e na companhia de Mauri de Moura, outro competidor de Estrela, a dupla foi recebida por Luís Huber no aeroporto de Abu Dhabi. Em meio a série de treinamentos ‘estourou’ a pandemia do coronavírus e com isso o Mundial foi transferido. Mauri retornou para Estrela enquanto que Thomás, diante do convite em permanecer, não pensou duas vezes.

“O Thomás sempre comentou que seria essencial para ele não apenas uma competição mas ter a oportunidade de um maior tempo de treinamento no exterior. Se o Brasil é o país do futebol, Abu Dhabi tem a arte marcial como esporte de preferência. Receber o convite para permanecer por uma temporada por lá era tudo que ele pretendia. Hoje já está ambientado. “Aquele treinamento em Estrela, conhecer o sensei Luís Huber, a viagem para Abu Dhabi e o convite por ficar treinando simplesmente foi algo que caiu do céu para o Thomás”, enfatiza a mãe.

Em relação a saudade, Andiara relata que é algo que a família administra. “Nos falamos por rede social e o essencial neste momento é o apoio incondicional que o atleta necessita de todos nós. “Ele está fazendo o que gosta. Treina a cada dia em busca pelo melhor aprendizado. O Mundial infelizmente foi transferido, não se sabe certo quando será realizado, mas meu filho com certeza está bem e principalmente focado diante da projeção de alguma competição ainda na atual temporada”, disse.

Com estadia em meio a família estrelense, Thomas treina diariamente em casa. “Ele conta que lá o período de distanciamento social está sendo seguida à risca. Aos poucos começam a liberar algumas opções de movimentação mas situações como treinamento em academias ainda não é permitido”, completa Andiara.

O atleta

Através de áudio via WhatsApp, Thomás Severo relata que diante da transferência do Mundial, segue em Abu Dhabi na expectativa pela nova data. “Aqui estamos com todos os cuidados para que não se propague o Covid-19 e na torcida para que tudo se normalize o mais breve possível. Esperamos quem sabe para o mês de julho voltarmos à série de treinamentos. De momento agradeço aos meus apoiadores que sempre acreditaram em mim e à minha família pelo incentivo de sempre. Um grande abraço à todos”.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome