O Campeonato Brasileiro da Série A 2012, o mais equilibrado do mundo, começa neste sábado com três jogos. Disputado em pontos corridos desde 2003, com turno e returno, o Brasileiro Série A se transformou em sucesso de público e interesse esportivo. No começo, em 2003 e 2004, eram 24 times disputando o título de campeão brasileiro; em 2005, 22 clubes, e, desde 2006, 20 times. O título de 2011 ficou com o Corinthians.

Alguns obstáculos comprometem o primeiro turno da competição. O principal deles é a seleção brasileira. Jogadores como Neymar, Paulo Henrique Ganso, Lucas, Leandro Damião, entre outros, podem desfalcar seus times em até 12 das 19 rodadas do primeiro turno do Brasileirão. Para começar, os jogadores convocados para os amistosos contra Dinamarca (dia 26), Estados Unidos (dia 30), México (3 de junho) e Argentina (9 de junho) não vão jogar três rodadas do Nacional. De quebra, equipes como Corinthians, Vasco, Fluminense e Santos estão de olho na partida de volta das quartas de final da Copa Libertadores e devem poupar os titulares da primeira rodada.

A dupla Gre-Nal joga amanhã pela primeira rodada da competição. às 16h, o Inter, campeão gaúcho, recebe o Coritiba, atual campeão paranaense. Já às 18h30min, o Grêmio entra em campo contra o Vasco em São Januário.

BOLãO DA FOLHA

Para participar, basta entrar no site da ESPN . Em seguida é só clicar na opção meus bolões e no campo de busca digitar ‘Folha do Mate – Venâncio AiresÂ’.  Solicite entrar no bolão e confirme a solicitação. A equipe do jornal fará sua confirmação. Depois é só dar seu palpites nos jogos das rodadas, tendo diversas opções de palpite.

Este é o segundo ano do Bolão da Folha do Mate para os leitores, sem custo de participação para os mesmos. As apostas valem somente a partir da segunda rodada, dias 26 e 27. O vencedor de cada rodada ganha brindes personalizados da Folha do Mate, que devem ser retirados na sede do jornal, pelo participante do Bolão que ganhou a rodada.

Jogos da 1ª rodada

Hoje, 19:18h30    Sport    x    Flamengo18h30    Palmeiras    x    Portuguesa21h    Figueirense    x    Náutico

Amanhã, 20:16h    Corinthians    x    Fluminense16h    Inter    x    Coritiba16h    Botafogo    x    São Paulo16h    Ponte Preta    x    Atlético MG18h30    Cruzeiro    x    Atlético GO18h30    Vasco    x    Grêmio18h30    Bahia    x    Santos