Vila Mariante, uma comunidade do interior de Venâncio Aires com tantas potencialidades, se destaca na atualidade no meio esportivo através da sua escolinha de futsal. O Aimoré, fundado em 14 de junho de 2003, tem completados seus nove anos de atividades de forma ininterrupta. A base da escolinha é formada por crianças e adolescentes da comunidade e arredores. Sem visar a fins lucrativos, o trabalho dos coordenadores é totalmente voluntário.

Roni Maria e Nelton Laerte da Silva foram os fundadores da escolinha juntamente com Valmor Mariante, que ampliou as atividades através do naipe feminino. Acompanhados pelo trabalho das suas respectivas esposas, o trio é quem coordena atualmente os 70 integrantes do Aimoré que desenvolve as atividades com os atletas dos 7 aos 17 anos.

“Quase que a totalidade das crianças são oriundas da nossa comunidade. São estudantes da escola de Vila Mariante que reunimos no ginásio aos sábados à tarde para orientar os trabalhos que são divididos por categorias. Temos alguns destaques dentro das mais diversas faixas etárias. O objetivo da nossa escolinha não é lucrativo. O que mais interessa para a gente que está desde o começo nesse projeto é ver essa garotada praticando algum esporte. Nos enche de orgulho ver essas crianças crescerem e se tornarem alguém na vida. O esporte faz com que todos aprendam a vencer e perder. Temos até quem já passou pela escolinha e hoje tem sua família formada. Esses, toda vez que podem, acompanham o atual trabalho e inclusive auxiliam naquilo que está ao seu alcance. Para essas pessoas com certeza a passagem pelo Aimoré valeu de alguma coisa. Por isso que a nossa coordenação é disciplinadora em todos os aspectos, a começar pela escolariedade”, adiantou Roni Maria.

Valmor Mariante lembrou que nestes nove anos de atividades a escolinha tem evoluído passo a passo. “Depois que criamos uma certa estrutura, passamos a disputar algumas competições, inclusive regionais. Além do Municipal de Futsal organizado pela Assoeva, a escolinha Aimoré tem em seu currículo a disputa da Copa Piá de Lajeado. Torneios municipais em Venâncio Aires e arredores são complementares da escolinha que inclusive tem sua galeria com algumas conquistas de troféus. Orientar as crianças para que essas cresçam com dignidade, fazer com que elas pratiquem o esporte e fiquem livres assim de qualquer deslize que possa prejudicá-las mais adiante é o nosso objetivo nessa orientação”, afirmou Mariante.

Ao completar os nove anos, Roni Maria, Nelton e Valmor Mariante contam agora com a parceria de um profissional de educação física. “O Mateus César Maria concluiu a faculdade recentemente e agora com certeza irá acrescentar um maior profissionalismo principalmente no trabalho que vinha sendo feito com a garotada dentro de quadra”, completou Roni.

TORNEIO

Para marcar os nove anos da escolinha, o Aimoré está promovendo um torneio de futsal no domingo, 15, no ginásio da Vila Mariante.

“Nosso torneio comemorativo vai começar pela manhã. Além do Aimoré temos confirmada a participação das escolinhas do Gressler e do Selo de Venâncio Aires. Vem ainda o Pumas de Lajeado para fechar o quadrangular”, relatou Roni Maria. A divisão do torneio será através das categorias Sub 9, 11, 13 e 15.

Não haverá taxa de inscrição. A equipe campeã em cada categoria será premiada através de um troféu. Cada atleta que disputar o torneio receberá uma medalha de participação.Os mais de 30 jogos ao longo do dia começam às 9h. Haverá o atendimento na copa com a venda de lanches (doces e salgados) e refrigerantes.

“Estamos estendendo o convite aos moradores de Vila Mariante e arredores para que prestigiem o nosso torneio comemorativo. A disputa destes jogos serve para o Aimoré já ir projetando suas equipes que participarão no próximo Municipal de Escolinhas promovido pela Assoeva. A entrada no ginásio é franca e esperamos que todos prestigiem a nossa iniciativa no fim de semana”, finalizou Roni Maria.