São Paulo de Rio Grande está novamente no caminho do Guarani (Foto: Roni Müller/Folha do Mate)

Durante Congresso Técnico realizado no sábado, 7, na cidade de Bagé, foram definidos os rumos da Divisão de Acesso 2020. As 16 equipes estão divididas em dois grupos. O Guarani, de Venâncio Aires, está no Grupo B. A estreia será contra o Guarany, em Bagé, dia 1º de março. O primeiro compromisso diante do seu torcedor está previsto para o dia 8, no clássico contra o Lajeadense.

Na reunião liderada por Francisco Noveletto, atual presidente da Federação Gaúcha de Futebol (FGF), e Luciano Hocsman, que assume a entidade a partir do próximo ano, foram 15 os representantes de clubes presentes. Apenas o Glória, de Vacaria, não esteve representado mas que de forma antecipada confirmou participação.

Oito clubes nos dois grupos com jogos de ida e volta. A aprovação foi unânime em torno da fórmula de disputa proposta pela FGF. Conforme calendário pré-definido, na primeira fase os jogos serão de quarta à domingo, mas com quatro folgas no meio de semana.

No mata-mata os jogos serão de domingo a domingo. Foi um pedido de todos os clubes para um maior intervalo entre um e outro jogo, ainda mais quando tudo começa a se decidir em termos de acesso.

Com ida e volta na primeira fase, passam os quatro melhores de cada chave. Em seguida haverá os quatro cruzamentos: 1º de A x 4º de B, 2º de A x 3º B, 1º de B x 4º de A e 2º de B x 3º de A.

A semifinal terá o primeiro na geral contra o quarto e mais o segundo contra o terceiro. Os dois vencedores decidem o título e chegam na decisão com uma certeza: a confirmação do Acesso em 2021.

Passam para fase dos confrontos de ida e volta, os quatro primeiros de cada chave. Sobem para a divisão especial os finalistas.

O Guarani terá os clássicos regionais contra Lajeadense e Avenida. No primeiro turno o rubro-negro recebe o Lajeadense e sai para o compromisso contra o Periquito, nos Eucaliptos. No returno a situação será inversa. Contra o Inter Santa Maria o Guarani encerra o primeiro returno e abre o returno contra o mesmo adversário. Neste caso, o Guarani vai Bagé na rodada de abertura e irá enfrentar o mesmo Guarany, somente no encerramento da fase classificatória.

LEIA MAIS: Chicão é anunciado como técnico do Guarani

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome