Foto: Daniel Heck / Folha do MateDiretoria que irá liderar o Guarani em 2016, na Divisão de Acesso
Diretoria que irá liderar o Guarani em 2016, na Divisão de Acesso

O futuro nebuloso que estava se desenhando para o Guarani, teve uma forte ventania que afastou toda a indefinição e deu ao time de Venâncio Aires a garantia de que o Estádio Edmundo Feix receberá partidas profissionais em 2016. Na noite de hoje, 21, o empresário Luiz Paulo Assmann Jr. aceitou o desafio de ser o presidente do clube na próxima gestão.

O indicativo de que o Guarani poderia ficar fora do futebol profissional, no próximo ano, não se confirmou. O amor pelo clube e o entendimento de que todo o trabalho desenvolvido nos últimos anos seria jogado fora, motivou o empresário Luiz Paulo Assmann Jr. a bater no peito e aceitar a presidência do executivo.

Após duas reuniões de indefinições, o líder do rubro-negro optou por acatar a missão. “A nossa diretoria fez um trabalho excelente nas últimas temporadas e recolocou o Guarani nos trilhos. As dividas foram sanadas, ou seja, caso não houvesse um presidente para a próxima temporada tudo seria jogado fora”, explica.

Para Luiz Paulo Assmann Jr., o momento não é ideal, mas como o apoio dos demais integrantes da diretoria e da comunidade, o Guarani vai montar um time para se manter na Divisão de Acesso. “Iremos formar um time jovem, com um orçamento reduzido e, desde já, precisamos da compreensão da comunidade. Vamos precisar da presença dos torcedores nas arquibancadas, aderindo aos planos de sócio e dando confiança aos nossos atletas”, analisa o empresário.

Novidades

Na chapa apresentada para liderar o executivo, foram apresentados muitos nomes que já trabalharam na organização do Guarani e outras novidades. Entre eles, está Wanderley Dreher, ex-presidente do Ipiranga. O escolhido será vice-presidente de Assmann e irá agregar a experiência adquirida no futebol amador de Venâncio Aires.

Além dele, estão sendo inseridos no grupo os jovens Caio Richter e Juliano Ferreira para compor a equipe de futebol. O ex-jogador Gerson Weber, o Gersinho, também vai auxiliar no trabalho, agregando experiência de quem atuou no campo. No marketing, a novidade é o empresário Bruno Uhry, sócio-diretor da Rádio Terra FM, que irá auxiliar a atual equipe responsável pelo comunicação do rubro-negro.

Conselho Deliberativo

Além da definição da diretoria que irá conduzir o executivo, a reunião também tratou sobre o Conselho Deliberativo do Esporte Clube Guarani. Os integrantes da direção anunciaram que o ex-presidente José Ademar Melchior, o Zecão, irá assumir o cargo, antes ocupado por Luiz Paulo Artus.

Eleição

Em virtude das formalidades do estatuto do clube, uma assembleia geral será convocada com o objetivo de aclamar a chapa formada na noite de ontem. A previsão é de que o encontro seja realizado no início do mês de janeiro. Além disso, o novo grupo estará em contato com a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) para confirmar a participação do Guarani na Divisão de Acesso 2016. O contato será efetuado diretamente com o presidente Francisco Novelletto.

Futebol

A efetivação da chapa ocorreu durante o fim de semana e, a partir disto, os contatos para formatar o plantel começaram a ser desenvolvidos. Até o momento, não há nenhuma contratação confirmada. Segundo Assmann, ocorreram apenas contatos com alguns atletas que atuaram na equipe Sub-19, em 2012 e empresários. Alguns jogadores de Venâncio Aires também pode receber oportunidade na equipe profissional.

Sobre a comissão técnica, a diretoria projeta dar oportunidade para profissionais do município. Para amanhã, 22, estão programados contatos com o técnico Júlio César Scheibler, o Noca, com o preparador de goleiros Tiago Schimidt e com o preparador físico Alex Klafke.

Para a próxima segunda-feira, 28, está agendada mais uma reunião para definir o foco de trabalho de cada grupo. A intenção do presidente é dividir as incumbências e formar novas lideranças para seguirem com o projeto do Guarani.

Diretoria

*Presidente: Luiz Paulo Assmann Júnior

*Vice-presidente: Wanderley Dreher

*Vice-presidentes de futebol: Nazih Karajeh, Maciel Marasca, Caio Richter, Gerson Weber e Juliano Ferreira

*Vice-presidentes jurídico: Mateus Deitos Rosa e Tamara Heinen

*Vice-presidentes de marketing: Bruno Uhry, Ismael Pádua, Altair Wachholz e Daniel Heck

*Vice-presidente financeiro: Douglas Morsch

*Vice-presidente de patrimônio: Luiz Paulo Assmann

*Equipe médica: Luiz Paulo Artus e Maicon Dreher

*Diretor administrativo: Falcão Franco e Duda Kuhn

*Supervisor: Romeu Siebeneichler