(Foto: Divulgação)

A retomada da prática esportiva no mês de setembro tem sido de forma gradativa em Venâncio Aires. Primeiro foram autorizados os tradicionais horários em ginásios e quadras sintéticas. No começo desta semana, a Prefeitura realizou uma nova mudança no decreto municipal de enfrentamento ao Covid-19. Agora está autorizando a realização dos jogos em locais abertos, ou seja, a bola volta a rolar nas modalidades futebol de campo e futebol 7.

A partir de sábado, 19, estarão liberados os jogos nas praças esportivas. Para isso os responsáveis terão que, ao longo desta semana, retirar o termo de responsabilidade junto a Prefeitura de Venâncio Aires. Os jogos estarão liberados desde que o clube sediante se responsabilize por manter e obedecer as regras que constam nos protocolos. “Serão os mesmos exigidos nas quadras, ou seja, terão que disponibilizar álcool gel 70%, é preciso pia com água corrente, sabão líquido e toalhas descartáveis. O futebol está liberado sim mas ainda não é momento de relaxar e achar que tudo voltou ao normal. É bem o contrário, futebol volta mas com alguns cuidados necessários e acima de tudo, com responsabilidade”, destaca Jarles Dreissig, que pela J30 Eventos, tem auxiliado na elaboração dos protocolos.

Depois do anúncio na segunda-feira, 14, muitas das equipes de Venâncio Aires, principalmente no quadro de veteranos, começaram a se mobilizar para o agendamento de jogos no fim de semana. “Vamos ter no sábado jogo de veteranos no Edmundo Feix. Está confirmado o clássico entre Guarani e Cruzeiro. Além deste com certeza mais jogos estarão movimentando principalmente o sábado”, cita Dreissig.

“Depois dos horários em quadras e ginásios, estamos avançando para a liberação dos jogos de futebol de campo. Próximo passo será a retomada dos campeonatos. No que se refere a organização por parte da J30 Eventos, a prioridade fica por conta da Copa Monte de Futsal e a Copa Serrana”.

JARLES DREISSIG – Coordenador da J30 Eventos

Ele acrescenta que num primeiro momento serão autorizados somente os jogos entre as equipes de Venâncio Aires. “Não está autorizado ainda, por exemplo, a vinda de equipes de veteranos de outros municípios. O retorno para isso também será gradativo e se houver essa ‘obediência’ de todos num primeiro momento, quem sabe em outubro possamos avançar nesse quesito”, revela.

E os campeonatos?

Conforme Jarles, no que está relacionado a retomada das competições, as conversações estão bem adiantadas. “É um passo de cada vez. Primeiro foram os horários. Agora o retorno do futebol. Em relação aos campeonatos organizados pela J30 Eventos, posso afirmar que vamos ter bola rolando de forma oficial em outubro. Vamos retomar a Copa Monte de Futsal, no ginásio Centro de Eventos Coopeva, e mais a Copa Serrana de futebol. No que se refere a Copa Serrana, vamos agendar uma reunião com os representantes de clubes para tratar da sequência do campeonato e ao mesmo tempo já projetar o calendário para a temporada 2021. O mesmo será para os dirigentes do Campeonato A Liga”, afirma.

Quanto a Copa Monte de Futsal, num primeiro momento os jogos serão somente para as equipes de Venâncio Aires. “Mais adiante vamos oportunizar os jogos para as equipes de fora. São ajustes necessários diante dessa pandemia. Vamos, na medida do possível, tentar reorganizar a competição e tabela de jogos que poderá ser estendida até janeiro de 2021”, completa.

Somente depois que for oficializado o retorno dos campeonatos, é que dirigentes de clubes e líderes de outras entidades esportivas de Venâncio Aires irão avaliar a possibilidade da bola rolar. É o caso do Municipal organizado pela Assoeva e a Taça da Amizade, sem contar demais competições pelo interior do município na modalidade futebol 7.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome