A cada competição colecionando mais e mais medalhas. E assim vai (Foto: Divulgação)

O garoto Thomás Severo, em pouco mais de três anos na arte marcial, coleciona títulos como poucos. Aos 15 anos são inúmeras medalhas de campeão regional, estadual, brasileiro, sul-brasileiro no jiu-jitsu. Por último esteve em Dublin, na Irlanda, onde se desenvolveu a Copa Europeu Kids. Lá o faixa laranja na categoria infanto-juvenil conquistou o segundo lugar. O evento foi realizado dia 23 de novembro.

O filho de Alex Severo e Andiara Freitas começou sua trajetória no jiu-jitsu treinando em Venâncio Aires com o professor Ricardo Garrido. Toda a performance e desenvoltura de Thomás resultou em conquistas destacadíssimas graças ao excelente e incansável trabalho do técnico. Os próprios resultados fizeram com que Thomás tomasse uma decisão. Para surpresa de muitos, deixou o convívio familiar. Em janeiro deste ano se mudou para Porto Alegre onde estuda e treina diariamente. Ele integra o projeto Gaditas que desenvolve seu trabalho na zona sul da capital.

Essa mudança radical na vida de Thomás foi unicamente com o objetivo de aprimorar ainda mais o aprendizado.

Andiara conta que no começo não foi fácil mas diante dos resultados, hoje enxerga essa tomada de decisão com outros olhos. “Não foi fácil aceitar. Nos falamos todos os dias pois busco saber onde está, com quem treina, o que faz nas horas vagas, como está nos estudos. Preocupações básicas de mãe. A saudade aperta o coração mas diante da entrega dele, de ralar muito nos treinamentos e ver a recompensa final através dos resultados me deixa muito feliz pois avalio como uma decisão acertada e acima de tudo vitoriosa”, disse.

A participação na Irlanda serviu como uma enorme experiência para Thomás. São dezenas de escolas presentes em eventos de tamanha grandeza. A troca de informações é constante. A questão de adaptação foi rápida pois a frente de tudo estava a motivação em competir. Além disso Thomás praticamente se sentiu em casa. Na cidade de Dublin tem outros brasileiros com escolas de jiu-jitsu. Isso facilitou a estadia. A equipe gaúcha teve até pontos de referência para treinar.

Thomas (2) no pódio na competição desenvolvida na Irlanda (Foto: Divulgação)

Thomás conta que venceu as duas primeiras lutas. “A segunda foi contra um outro brasileiro. A competição de lá era uma luta e já vinha a seguinte, ou seja, não se tinha um intervalo mais prolongado. A final eu sei que tinha condições de vencer mas infelizmente foi superado. Tudo serve de aprendizado”, disse o garoto que destaca a preparação do técnico Eduardo Oliveira.

“Ele me ajudou e muito na fase de preparação. Foram horas e mais horas de muito treinamento. Eu valorizo a conquista do segundo lugar pois sei o esforço da minha família em me proporcionar essa viagem até a Irlanda. Outras competições estão por vir e quem sabe então irei premiar a todos com o titulo”, completa Thomás.

Andiara comentou ainda que em 2020 tem o Mundial e para isso já está diretamente envolvida no corre-corre dos trâmites legais em termos de visto para o atleta. “Se for para o Thomás participar, vamos até onde for possível”.

Competidor com o técnico Eduardo Oliveira (Foto: Divulgação)

A TRAJETÓRIA DO ATLETA 

  • Em 2018, por exemplo, quando ainda treinava em Venâncio Aires com o professor amigo e coah Ricardo Garrido, Thomás venceu as seis etapas do Campeonato Estadual, tornando-se assim campeão invicto.
  • Além disso foi três vezes campeão regional – Santa Cruz, Estrela, Lajeado, Charqueadas e Bento Gonçalves.
  • Conquistou o título Sul Brasileiro.
  • No final da temporada foi indicado para o troféu Destaque Esportivo. Entre os três finalistas ele ficou com a ‘medalha de prata’.
  • Em 2019 Thomás voou mais alto. No mês de abril se sagrou campeão Brasileiro.
  • Entre abril e outubro conquistou as medalhas de ouro do Estadual na Copa Prime (Pro Sport) e uma da Confederação FJJ-RS.
  • Recentemente, na Irlanda, foi vice-campeão.

APOIADORES

Academia Life Style; Alemão sorvetes; ALM Engenharia; DJ Gabriel; Drogafarma; Instituto Bordin; Mr Fit.; K&B Serigrafia; Lá casa Pizzaria; Ativa pró saúde Poa; Status clínica fisioterapia; Alex pinturas e Haas Supermercados.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome