Alunos do 3º ano realizaram a prova na tarde da quinta-feira e manhã de ontem (Foto: Divulgação)

Com a aproximação do fim do ano, muitos estudantes têm intensificado a preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que neste ano será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro. Pensando nisso e com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos e aumentar a taxa de aprovação no ensino superior, a Escola Estadual de Ensino Médio Monte das Tabocas realizou um simulado para o exame com os estudantes do 3º ano.

As provas foram organizadas pelas professoras Aline Fischer e Luciana de Quadros, no entanto, contaram com a colaboração de todos os professores em relação à formulação das questões. Na quinta-feira, 3, à tarde, no turno oposto da aula, os alunos responderam perguntas das áreas de Ciências da Natureza e Matemática. Já nessa sexta-feira, 4, o simulado contemplou questionamentos de Ciências Humanas, Linguagens e ainda a prova de redação.

De acordo com Aline, por meio da aplicação dos simulados, os alunos do 3º ano receberão retornos sobre o desempenho que tiveram em cada disciplina e a partir dos resultados os professores realizarão intervenções pedagógicas em sala de aula. A atividade também é uma forma de treinar o estudante, para que ele saiba gerenciar o tempo quando for fazer o exame oficial. “A simulação dessa experiência é fundamental para que os alunos cheguem mais tranquilos e preparados no dia da prova”, destaca.

Aluna do 3º ano do Ensino Médio da escola Monte das Tabocas, Thacieli Schulz, 17 anos, já fez o Enem no ano passado e concorda que o simulado é uma forma de aproximar os estudantes desse tipo de prova. “Achamos que estamos preparados, mas, na verdade, nosso psicológico ainda não está, principalmente, no que diz respeito ao tempo de duração da prova e ao número de questões”, observa. Estudante do curso Técnico de Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) Venâncio Aires, a jovem pretende fazer graduação em Enfermagem. “Gosto da área da saúde desde criança”, conta. Ela pretende usar o Enem como uma oportunidade de conseguir uma bolsa de estudo.

Thacieli pretende cursar graduação em Enfermagem e usará o Enem como porta de entrada para uma bolsa de estudo (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Larissa Renz, 18 anos, também acredita que a atividade realizada pela escola é uma maneira de proporcionar ao estudante a experiência de realizar a prova oficial do Enem. “É uma forma de treinarmos o nosso psicológico, o tempo e também nos prepararmos para o número de questões que precisaremos responder.” Assim como Thacieli, a jovem também já fez o exame no ano passado e buscará usar o Enem como forma de conquistar uma bolsa. Em relação ao que pretende cursar, Larissa relata que está em dúvida entre Fisioterapia, Estética e Cosmética e Design. “Vou usar as feiras de curso das universidades para decidir o que fazer”, compartilha.

Larissa acredita que o simulado é uma forma de preparar o estudante para a prova oficial do exame (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

O SIMULADO 

Promovido pela segunda vez na Escola Monte das Tabocas, o simulado para o Enem estabelece o mesmo tempo de duração e as mesmas exigências da prova oficial. Além disso, os alunos terão uma correção extra da redação que será feita pelo professor Márcio Daniel Nietsche.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome