Prefeito Giovane Wickert, presidente da Fiergs, Gilberto Petry, secretário Nilson Lehmen e o vice-presidente regional da Fiergs, Flavio Haas, se reuniram na quinta-feira (Foto: Jaquelinne Carissimi/Folha do Mate)

A Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) vai encaminhar pedido de prorrogação do convênio com a Prefeitura de Venâncio Aires, para estender o prazo para construção da sede própria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) até 2022.

A informação foi confirmada pelo presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry, na quinta-feira, 17, após encontro com o prefeito Giovane Wickert e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nilson Lehmen.

A área de 10.302 metros quadrados, localizada no bairro Aviação, foi repassada pelo Município ao Senai em 2014. O prazo para que a entidade erguesse o prédio termina em junho de 2020. Entretanto, como o projeto ainda não andou, o objetivo é prorrogar o período por dois anos, para evitar que o terreno volte ao Município.

“O Senai tem programas a cumprir de acordo com suas receitas. Treinamos muita gente e queremos prorrogar esse prazo para possibilitar a construção do prédio próprio para o Senai de Venâncio Aires, porque a atual sede já não comporta a demanda”, salienta Petry. A atual escola fica em um prédio alugado, na rua 1º de Março, no Centro.

De acordo com o presidente da Fiergs, os cursos oferecidos pela instituição devem seguir na linha da área metalúrgica, ao encontro do perfil das indústrias da região, mas também podem atender outras demandas indicadas pelo mercado. “A solicitação sempre vem das matrizes empresariais da região.”

Petry ressalta, ainda, que apesar da oferta de cursos, a necessidade de qualificação da mão de obra sempre continua e aumenta. “Em qualquer etapa e em qualquer lugar do mundo, sempre vai ser necessário mais qualificação. Se formos para o Japão ou a Coreia, eles também indicarão a necessidade de qualificar mais a mão de obra.”

LEIA MAIS: Nova escola do Senai é prioridade da Fiergs

ENCONTRO REGIONAL 

O presidente da Fiergs, Gilberto Porcello Petry esteve em Santa Cruz do Sul, na quinta-feira, 17, quando participou de encontro com lideranças de oito municípios do Vale do Rio Pardo, na sede da Associação das Entidades Empresariais (Assemp). Entre elas, o presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Vilmar de Oliveira.

Durante o evento, Petry abordou desafios perspectivas no cenário econômico industrial no Brasil. De acordo com ele, as mudanças na legislação trabalhista e a aprovação Reforma da Previdência, que deve ocorrer em breve, têm contribuído com uma melhora no cenário econômico do país. “A confiança do empresariado está melhor. Acreditamos que as medidas que o governo está encaminhando terão resultado. Deveriam andar mais rápido, mas o que está sendo feito está no rumo certo.”

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome