Já sou assinante!

Ainda não é assinante?

Produção de brócolis cresce 52% em Passo do Sobrado

-

Desde o ano passado, produtores rurais de Passo do Sobrado têm investido na produção de brócolis como forma de diversificação. O plantio no município acontece em parceria com a Grano Alimentos, de Serafina Corrêa, que compra o vegetal para comercializar em grandes redes de alimentação e supermercados atendidos pela empresa.

Em relação ao ano passado, a produção de brócolis no município registrou um aumento de 52% no que diz respeito à quantidade de plantas. Segundo o orientador agrícola da Grano, Márcio Pedrotti Almeida, em 2021 cinco agricultores de Passo do Sobrado investiram na nova cultura, com uma produção de 250 mil pés. Neste ano, são seis produtores, que serão responsáveis por colher 380 mil plantas. “Uma coisa que chamou bastante atenção no município não foi tanto o aumento de produtores, mas o tamanho da área plantada por cada um deles. Tínhamos no ano passado produtores com 30 mil plantas e, hoje, todos estão plantando acima de 50 mil. Tem produtora iniciando o plantio do brócolis com 100 mil plantas”, relata Almeida.

Para ele, esse aumento está associado à experiência que os produtores tiveram na primeira safra, especialmente em relação ao resultado financeiro, e maior conhecimento e confiança no trabalho realizado pela Grano, tendo em vista que ano passado foi o primeiro contato deles com a empresa e o sistema de produção integrada. “Em 2021 foi a primeira safra e muitos produtores estavam tendo o primeiro contato com a cultura. Então, começaram com uma área pequena, até para ter conhecimento do manejo e confiança na empresa”, observa.

Volume

De acordo com o orientador agrícola, um ponto que chamou atenção no ano passado foi o volume de brócolis produzido em Passo do Sobrado. “Chegamos ao nível de produção muito semelhante e muito próximo ao da Serra. Esse foi um dos motivos que nos levou a investir novamente no município. Acreditamos em um potencial de crescimento bem interessante do município e de toda região em 2023”, destaca o profissional.

Desde 2004, a Grano Alimentos trabalha prestando assistência técnica aos produtores que cultivam brócolis para comercializar diretamente com a empresa. A parceria envolve não apenas a contratação da área, mas, também, o acompanhamento. “Orientamos toda parte de plantio, de tratamento, de adubação, combate a doenças e a pragas. Procuramos fazer visitas semanais ou quinzenais, dependendo da situação, para acompanhar o produtor e orientar para que ele sempre esteja trabalhando de forma preventiva. O brócolis é uma cultura que precisa ser trabalhada dessa forma, pois tem um crescimento e desenvolvimento muito rápido, mas se entrar uma doença ou uma praga e o produtor não ter uma atenção, a lavoura pode ter prejuízos consideráveis”, explica o orientador agrícola.

Saiba mais

Na regional de Santa Cruz do Sul atendida pela Grano, além de Passo do Sobrado, há produtores de brócolis em Barros Cassal, Vale do Sol, Vale Verde, Rio Pardo, Boqueirão de Leão, Bom Retiro do Sul, Arroio dos Ratos, Fontoura Xavier e uma área em Salto do Jacuí.

A empresa também atua em outros locais, com áreas de plantio na região de Ibiraiaras desde 2000 e produção em grandes áreas em São José dos Ausentes, onde há produtores com lavouras de brócolis superiores a 300 hectares.

Em 2023, a Grano Alimentos pretende ampliar as áreas de cultivo e iniciará a contratação a partir de setembro deste ano.

2 – é o número de produtores de brócolis no município vizinho de Vale Verde, com o plantio de 240 mil plantas.

Aposta na primeira safra

O engenheiro agrícola e representante comercial Elton Preuss, 37 anos, é um dos seis produtores de Passo do Sobrado que decidiu investir no cultivo do brócolis neste ano. Na primeira experiência com a cultura, ele decidiu apostar no plantio de 50 mil pés em uma área de 2,5 hectares localizada em Rincão de Nossa Senhora, bem próximo ao Centro do município.

Para ele, o investimento no brócolis é uma oportunidade de agregar uma renda extra à propriedade. Ele ficou sabendo sobre a parceria com a Grano Alimentos por meio de reportagens e através do relato de clientes percebeu que o brócolis poderia ser uma cultura rentável, desde que fosse trabalhada de forma correta.

Por essa razão, o engenheiro agrícola aposta em uma boa correção do solo e no manejo correto de pragas e insetos. “A orientação da Grano é muito importante. Não é necessário ter alguém todo o dia na lavoura, mas é preciso seguir à risca o cronograma de manejo que a empresa fornece”, menciona.

Preuss plantou as mudas de brócolis, que são todas fornecidas pela Grano, em 7 de maio e a previsão é colher as plantas em agosto. Para o representante comercial, esse não é apenas um teste. “A perspectiva é continuar plantando”, projeta, ao mencionar que, inclusive, tem a possibilidade de aumentar a área plantada no próximo ano.

O morador de Passo do Sobrado acredita que o plantio do brócolis é uma importante forma de diversificação na propriedade rural. “É uma grande alternativa para o produtor de tabaco fazer o aproveitamento de áreas pequenas a partir do trabalho com um produto de valor agregado”, pontua. Os produtores de brócolis de Passo do Sobrado recebem como incentivo da Prefeitura, a partir do custeio de 30% no valor do frete para a entrega das plantas em Serafina Corrêa, onde a Grano Alimentos está localizada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes