O autocuidado masculino é tão importante para a qualidade de vida que o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Autocuidado masculino auxilia na prevenção de doenças (Foto: Supply/Unsplash)

Por Phamela Hinhel 

Quem nunca ouviu falar que homem não se cuida? Vivemos em uma sociedade que por muitas décadas acreditou que homem forte é aquele que apresenta resistência para ir ao médico, não chora, jamais procura ajuda psicológica ou que não se entrega aos procedimentos estéticos.

O autocuidado é tão importante para a qualidade de vida que o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou que mulheres tendem a viver mais do que os homens. Enquanto elas alcançam 79,9 anos em média, a expectativa de vida para eles é de 72,8 anos.

Acontece que em pleno século XXI essa realidade vem sendo transformada pela nova geração que, com atitudes diferentes, tem quebrando esses paradigmas. Homem, quer colaborar com essa transformação de era? Selecionamos três áreas da vida que você deve começar a prestar atenção hoje mesmo.

Físico

Cuidar da saúde física é o primeiro passo para viver melhor. Aqui, podemos inserir três cuidados básicos que todo homem pode – e deve – praticar para seu bem-estar. O primeiro deles é ter uma alimentação saudável e equilibrada, consumindo preferencialmente alimentos naturais e garantindo a ingestão dos nutrientes básicos. Segundo, praticar exercício físico regularmente para regular o sistema imunológico e prevenir doenças. E terceiro, fazer exames de rotina anualmente.

O último é o mais negligenciado pelos homens, porém, exames preventivos podem aumentar em 90% a chance de viver mais. A saúde física é o pilar básico para começar a praticar o autocuidado.

Emocional

Ouvimos por muitos anos que homem não chora. Hoje em dia ainda não é difícil escutar essa afirmação. Isso gerou uma crença de que homens não podem fraquejar em suas emoções. Não é à toa que ansiedade e estresse são problemas cada vez mais comuns. Porém, prestar atenção nos sentimentos e buscar por ajuda emocional é uma das melhores formas de praticar o autocuidado.

Para quem ainda tem um bloqueio de ir ao psicólogo, as novas terapias alternativas, como cromoterapia, aromaterapia, constelação familiar e hipnoterapia por exemplo, podem ser maneiras prazerosas de encontrar o equilíbrio também nessa área da vida.

Rotina de beleza

Embora a participação dos homens esteja crescendo no mercado estético, ainda há uma resistência social na busca por esses procedimentos em salões de beleza e clínicas. Se você não se sente confortável frequentando esses espaços, pode inserir uma rotina de autocuidado em casa. Você pode cuidar da pele e barba antes ou depois do banho. Contar com acessórios mais confortáveis também pode ajudar na rotina de beleza. Existem modelos de roupão masculinos feitos exatamente para que os homens se sintam confortáveis nesses momentos mais relaxados.

Esfoliar e hidratar a pele é muitos simples e pode ser feito até mesmo com produtos caseiros. Uma colher de açúcar, três colheres de óleo de coco e uma de pó de café viram uma ótima máscara esfoliante para aplicar uma vez por semana. Pequenas mudanças e uma rotina de beleza aumentam a autoestima e refletem no bem-estar.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome