6ª CRE busca alunos para dar início ao Programa Escolha Certa

-

Os estudantes que concluíram o Ensino Médio no anos de 2020 e 2021 poderão ter um reforço no ensino com o Programa Escolha Certa. A iniciativa tem o objetivo de preparar da melhor forma os jovens para o mercado de trabalho e oferecer uma aprendizagem completa, sem lacunas que possam ter ficado em virtude da pandemia da Covid-19, quando as aulas ocorreram de forma remota. A Escola Estadual de Ensino Médio Cônego Albino Juchem (CAJ), de Venâncio Aires, será polo presencial na região. No entanto, a 6ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) ainda está em busca de, pelo menos, dois alunos para conseguir o número mínimo de estudantes e dar início ao programa, cujas aulas se estenderão até dezembro.

“Prorrogamos o prazo de inscrições para os alunos porque não estávamos tendo adesão. As escolas afirmam que está difícil de conseguir contatar os estudantes já concluintes, por já não estarem mais na escola”, explica o coordenador Luiz Ricardo Pinho de Moura.
Ele destaca que as lives e atividades on-line já iniciaram em turmas de outras coordenadorias, mas na 6ª CRE, que tem Venâncio Aires como o polo presencial, ainda depende deste mínimo de inscrições. “Queremos começar o quanto antes, por isso estamos fazendo essa mobilização.”

O coordenador enfatiza que o programa Escolha Certa busca rever conceitos e aprimorar os conhecimentos dos jovens para que tenham êxito no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou no mercado de trabalho. Ele reforça que os alunos inscritos podem escolher áreas de estudo como programação, empreendedorismo e economia criativa. “Todos são temas atuais e bastante em evidência”, reforça. No momento, a expectativa é de conseguir realizar esta primeira edição do programa. Por ser um ano de eleição, ainda não se sabe se haverá outras edições.

Oportunidade na educação

Um dos alunos já inscritos no programa é o Jean Gustavo Schmachtenberg, 19 anos. O jovem se formou no Ensino Médio no fim do ano passado na Escola Cônego Albino Juchem e agora vai participar do projeto com foco de estudar para o Enem.

Ele ficou sabendo do programa pela instituição de ensino, que fez um grupo no WhatsApp e incluiu todos os alunos recém-formados. “Nem pensei. Na primeira oportunidade, já me inscrevi”, afirma. A vontade de Jean, que já atua como freelancer em design gráfico e fotografia, é de conseguir uma bolsa em uma universidade pública ou privada para seguir na área do teatro, educação física ou gastronomia.

Jean acabou perdendo o período de inscrições para o Enem em 2021, devido à troca de escola que teve de fazer (saiu do IFSul e foi para o CAJ). A troca foi motivada devido o formato das aulas que no educandário federal ainda eram remotas, enquanto que na escola estadual já eram presenciais e foi a preferência do estudante. O jovem até prestou o vestibular na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) para Educação Física e passou, porém, o desejo é conseguir uma bolsa por meio da nota do Enem. Agora o foco de Jean é nos estudos e na preparação para a prova, e ele acredita que as aulas do Escolha Certa serão um facilitador para que consiga chegar onde almeja. Agora, aguarda o início das aulas para organizar uma rotina de estudos.

“Os anos de 2020 e 2021 não foram 100% na educação e agora oferecemos este programa para compensar isso. Muitos estão curiosos para ver como será o método dos trilhos do conhecimento, não será algo tradicional como era nas escolas.”
LUIZ RICARDO PINHO DE MOURA
Coordenador da 6ª CRE

Como vai funcionar o programa

  1. Os cursos serão on-line, mas também, cada região terá um polo para que alunos possam ter aulas presenciais com orientação de monitores. A Escola CAJ é polo na 6ª CRE.
  2. As aulas devem ocorrer até dezembro.
  3. As aulas presenciais ocorrerão sempre nas terças e quintas-feiras, das 19h às 22h, no polo selecionado pelo aluno.
  4. No formato remoto, as aulas serão disponibilizadas via plataforma Google Sala de Aula e contarão com atividades síncronas e assíncronas.
  5. Cada aluno inscrito poderá escolher entre quatro trilhos do conhecimento: mundo do trabalho; preparação para o Enem, com acesso gratuito à plataforma Me Salva; capacitação em tecnologia e desenvolvimento de sistemas; e capacitação em economia criativa, artes visuais, design, multimídia e tecnologias voltadas à comunicação.
  6. Em todas as opções também serão disponibilizadas aulas de Português, Matemática, Inglês e Projeto de Vida com Letramento Digital com foco na capacitação para o mercado de trabalho.
  7. As inscrições podem ser feitas pelo site da Secretaria Estadual da Educação (Seduc). Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone do CAJ: (51) 3741-5132.
  • 18 é o número de alunos inscritos até o momento, para o programa, em toda a 6ª CRE. Ainda é preciso de pelo menos mais duas inscrições para que o programa possa acontecer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes