Ação de limpeza das margens do rio Taquari ocorre no próximo sábado

-

A 15ª edição do Viva o Taquari-Antas Vivo será realizada junto à Semana do Meio Ambiente, promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Venâncio Aires. A ação ocorre no próximo sábado, 4 de junho, das 8h às 11h.

O objetivo é recolher resíduos em cerca de três quilômetros da margem do rio Taquari, em Vila Mariante. A programação de recolhimento de resíduos inicia na ponte de Mariante e se estende até a entrada da Comunidade Santa Mônica.

Esta é a 5ª edição do Viva Taquari-Antas Vivo realizada na Capital do Chimarrão. Conforme a assessora da Secretaria do Meio Ambiente, Alessandra Ludwig, na última edição, realizada em 2019, foram recolhidos 200 quilos de lixo.

Eletrodomésticos e móveis estão entre os itens encontrados próximo ao rio (Crédito: Willian Oliveira/Divulgação)

Desde 2017, o Venâncio-airense Willian de Oliveira, 30 anos, é voluntário nas ações do Viva Taquari-Antas Vivo. A participação começou como fotógrafo, com o objetivo de divulgar o que realmente é encontrado à margem do rio. Nos dois anos seguintes, além de envolver-se com os registros fotográficos, participou com o grupo de Escoteiros Arés. Em 2020, Oliveira atuou como membro da organização do Viva Taquari-Antas Vivo – que devido a pandemia de Covid-19, acabou não acontecendo.

Neste ano, atuará novamente como fotógrafo voluntário. Oliveira destaca que a questão do voluntariado vem desde pequeno. “Gosto de ajudar quando o assunto é meio ambiente, porque zelo por isso”.

Ele relembra que o que mais chamou sua atenção, durante todos esses anos como voluntário da ação, foi quando um outro participante do grupo encontrou uma mangueira de soro com agulha. “Foi bem marcante porque a gente entendeu que tudo, literalmente, ia pro rio.”

Para o voluntário, a participação nas ações é uma forma de deixar de legado para as próximas gerações. “Até brinco que uma das árvores plantadas ao lado do rio, em Mariante, fui eu que plantei. Esse é um legado que quero deixar”, ressalta.

Assim que a filha Vitória Sophia Ebert de Oliveira, de 9 anos, estiver um pouco maior, ele também pretende levá-la para participar das ações de limpeza do rio Taquari. “Minha ideia é com 11 anos ela começar a participar mais destes eventos, porque ela já terá mais maturidade para entender os perigos e os cuidados que tem que ter com alguns objetos”, destaca.

Willian participa, como voluntário, do Viva Taquari-Antas Vivo desde 2017 (Foto: Arquivo Pessoal)

43

toneladas de resíduos foram recolhidas por cerca de 6.500 voluntários nos municípios participantes do projeto, desde o início das ações do Viva o Taquari-Antas Vivo, em 2007.

Barcos também são utilizados para retirar lixo da água (Crédito: Willian Oliveira/Divulgação)

Como participar

Empresas, instituições e cidadãos interessados em atuar como voluntários na ação podem contatar a secretaria do Meio Ambiente pelo telefone 99791-1840.

Confira a programação da Semana do Meio Ambiente:

Sábado, 04/06

– Das 8 às 11h30min: Ação Viva o Taquari-Antas Vivo, em Vila Mariante.

– Abertura das inscrições do Programa de Compostagem Doméstica. Link disponível no site do Município.

Segunda-feira, 06/06

– Início da distribuição de kits pedagógicos da coleta seletiva para as escolas municipais

– Início do projeto Cidade + Verde. Até 10 junho serão disponibilizadas à comunidade mudas nativas para plantio no passeio público. Os interessados poderão retirar as mudas, de forma gratuita, na sede da Secretaria de Meio Ambiente.

-Coleta de vidros de conservas nas escolas municipais da área urbana.

Terça-feira, 07/06

– 14h: Palestra sobre resíduos sólidos urbanos, no IFSul

Quinta-feira, 09/06

-8h30min: Visita de alunos da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro à Usina de Triagem de Linha Estrela.

Sexta-feira, 10/06

-14hs: Encerramento da ação nas escolas municipais com avaliação, instalação de lixeira comunitária e distribuição de mudas nativas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Narciso Mariante de Campos, em Linha Tangerinas.

Sábado, 11/06

-08h30min às 11h30min: Encerramento da Semana na Travessa São Sebastião Mártir. Coleta de lixo eletrônico e vidros, mostra de brinquedos confeccionados com material reciclável, Feira de Adoção Amigo Bicho, entre outras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes