Agentes censitários iniciam a primeira etapa do Censo este mês

-

Com o atraso de dois anos em decorrência da pandemia de Covid-19 e do corte de verbas previstas para a operação, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) retorna com o Censo Demográfico. A última realização do processo foi em 2010, e o levantamento é feito nacionalmente desde 1872.

Este é um estudo estatístico que possibilita o recolhimento de várias informações, e tem como objetivo fornecer um retrato detalhado de vários aspectos da população brasileira como educação, saúde, moradia, trabalho e condições de vida.

O Censo Demográfico 2022 começa, oficialmente, em 1º de agosto e deve ter resultados até o fim do ano. Entretanto, a primeira parte dos levantamentos inicia já no dia 20 deste mês e se encerra em 12 de julho. Neste trabalho, chamado de pesquisa de entorno, os agentes censitários municipais e supervisores já irão a campo para fazer uma pesquisa nos setores, avaliar acessibilidade, arborização e condições das calçadas e infraestrutura, como, por exemplo, a pavimentação das vias e a presença de bueiros ou bocas de lobo.

Após a finalização desse serviço, durante a primeira quinzena de julho deve ser feito o chamamento dos recenseadores – profissional designado para coletar as informações do Censo – para, na sequência, entre 18 e 22, ser realizado o treinamento deles. Segundo o coordenador censitário da subárea onde Venâncio se localiza, Rhafael Dutra Otenio, todas as vagas foram preenchidas. “A procura foi bastante satisfatória, com excedente para todos os municípios da região”, completa.

Apesar disso, Dutra informa que, no início de julho, haverá o lançamento de um processo complementar para recenseador para Mato Leitão e Venâncio Aires, além de outras cidades da região, porém, ainda não se tem detalhes desse processo.

Na Capital do Chimarrão serão um agente censitário municipal, sete agentes censitários supervisores e 70 recenseadores. A sede dessa equipe será no Parque do Chimarrão.

Identificação

Segundo o coordenador, os agentes estarão identificados com colete do IBGE e identificação com nome, foto, número da matrícula e município de atuação. O agente se apresentará e possuirá um Dispositivo Móvel de Coleta (DMC), que nada mais é que um smartphone, com uma capinha azul identificada pelo IBGE.

A primeira ação do agente será a apresentação do Censo, contudo, em caso de dúvida, o cidadão pode conferir a identidade do profissional por meio do site respondendo.ibge.gov.br ou pelo telefone 0800-721-8181, informando o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ou a matrícula do agente.

Em breve, os síndicos dos prédios serão contatadas para receberem a informação de qual agente atuará em seus condomínios e prédios.

O Censo Demográfico 2022 inicia em 1º de agosto e promete apresentar a contagem populacional dos municípios ainda este ano e os números completos em 2023, pelo site do IBGE.

Sobre o Censo Demográfico

O estudo é realizado de dez em dez anos, para avaliar as mudanças ocorridas no período e comparar dados, a fim de entender a evolução de indicadores sociais. Na última pesquisa, em 2010, a população brasileira era formada por 190 milhões de habitantes, sendo 93 milhões homens e 97 milhões de mulheres. Em Venâncio Aires, o Censo apontou 65.946 pessoas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes