Foto: Camila Sehn/ AI Prefeitura

Com o objetivo de oferecer melhor qualidade de ensino a todos os estudantes durante o período da pandemia do novo coronavírus, a Secretaria Municipal de Educação está implementando a utilização do Google Classroom (Google Sala de Aula) para todos os professores e alunos da rede municipal.

Por meio da plataforma, se buscará motivar os alunos com novas tecnologias e possibilidades de estratégias na elaboração de aulas. Conforme a Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing da Prefeitura, a opção pela ferramenta se dá pela facilidade de acesso e utilização, pela gratuidade e pelo gerenciamento e controle sobre as atividades e frequência dos utilizadores, no caso os professores e alunos. A implantação do sistema está sendo realizada pelo técnico de informática da Prefeitura, Cassius Schmidt.

As aulas serão disponibilizadas para os alunos das Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), pré A e pré B, para os alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emefs), até o 9º ano, e para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os conteúdos com as atividades escolares estarão disponíveis na plataforma, os quais os estudantes deverão acessar sob a orientação dos professores.

Para acessar a plataforma, os professores e alunos ganharão um login e senha, que está sendo cadastrado pela coordenadora pedagógica Greici Maria Eugenio de Mattos. Outros trâmites para a implantação da ferramenta também estão sob a responsabilidade da profissional. Os docentes devem receber o login e senha nesta semana.

Entretanto, para quem não tem acesso à internet, os materiais seguirão sendo fornecidos na forma impressa, nas escolas, todas as sextas-feiras, conforme o turno que o aluno está matriculado. Até o momento, os conteúdos pedagógicos estavam sendo disponibilizados para os alunos no formado on-line por meio de grupos no WhatsApp. Venâncio Aires tem mais de três mil alunos na rede municipal de ensino. O uso da plataforma Google Classroom estará em conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

LEIA MAIS: Estado propõe retorno gradual e escalonado das aulas presenciais a partir de 31 de agosto; veja o cronograma

Treinamento para uso do Google Classroom

Todos os professores deverão realizar um treinamento para a formação da utilização da plataforma Google Classroom. Ao acessar, serão disponibilizados materiais escritos e vídeos com o passo a passo. Ainda será fornecido campo para dúvidas. O treinamento ocorre do dia 17 a 21 deste mês. Após esta data, os professores poderão realizar o planejamento das aulas.

Já para os alunos o início das aulas deve acontecer a partir do dia 10 de setembro. Eles poderão acessar textos, imagens, áudios, vídeos, documentos e outros formatos de arquivos digitais. Tudo se dará por meio de uma conta gratuita de e-mail.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome