Presidente do Corede-VRP, Heitor Álvaro Petry (Divulgação/CaseMKT)

O Conselho Regional do Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP) realiza na próxima segunda-feira, dia 28, às 14h, uma Assembleia Geral Regional para definir a cédula de votação da Consulta Popular. A mesma contará com a presença dos integrantes da assembleia regional do Corede/VRP e dos delegados eleitos nas assembleias microrregionais.

Os programas foram pré-selecionados a partir do Caderno de Diretrizes Regionais do Corede/VRP, dentro de duas assembleias microrregionais envolvendo os Conselhos Municipais de Desenvolvimentos (Comudes) dos 23 municípios do Centro-Serra e do Baixo Vale, sendo que destes, serão eleitos três para compor a cédula de votação. Também serão definidas as formas de aplicação destes recursos, se ocorrem de forma consorciada ou em projetos dentro dos municípios.

O valor estimado para o Corede/VRP é de R$ 742.857,14, sendo que metade será pago pelo Governo do Estado em 2021 e a outra metade em 2022. O projeto mais votado será contemplado no ano que vem e o segundo mais votado em 2022.

Segundo o presidente do Corede/VRP, Heitor Álvaro Petry, nos últimos dias houve um alinhamento entre as lideranças em torno dos projetos para que se pudesse buscar um consenso sobre quais serão inclusos na votação da Consulta Popular.  “Vamos levar essas sugestões para a assembleia e buscar um debate em grande grupo para podermos consolidar as ideias”, destacou.

Consulta Popular

A Consulta Popular é realizada anualmente há mais de 20 anos no Rio Grande do Sul, sendo organizada pela Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão. O objetivo é fortalecer o desenvolvimento regional, valorizando projetos que ampliam o crescimento econômico, a ciência e a inovação em áreas como agricultura, infraestrutura e turismo.

Este ano, a votação vai ocorrer de forma virtual no site www.consultapopular.rs.gov.br ou por SMS entre 26/10 e 03/11 de 2020, o processo vai encaminhar a aplicação de R$ 20 milhões em projetos para municípios das 28 regiões dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (Coredes).

Saiba quais são os projetos que irão a votação:

1.Fortalecimento das diretrizes e ações voltadas à prevenção do êxodo rural e da agricultura familiar;

2. Fortalecer e fomentar a produção, industrialização e comercialização da agricultura familiar;

3. Programa Gestão Sustentável do Solo;

4. Fomento a agroecologia e a produção orgânica;

5. Adequação da legislação para a construção de açudes/ reservatórios;

6. Qualificação e Desenvolvimento do Turismo do Vale do Rio Pardo.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome