Aumento de Covid-19 reacende alerta

-

A Covid-19 volta a colocar a comunidade em alerta. Dados do último boletim divulgado pela Prefeitura de Venâncio Aires e pelo Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), na segunda-feira, 16, registravam que cinco pessoas estavam internadas, sendo quatro delas na Unidade de Terapia intensiva (UTI) e uma em leito clinico. Outras 53 se recuperavam em casa. Este último boletim, que acumulou números de quatro dias (do dia 13 ao dia 16 de maio) confirmou 28 casos positivos da doença, de um total de 16.940, desde o início da pandemia.

O diretor técnico do HSSM, o médico Guilherme Fürst Neto, explica que o vírus ainda circula e, segundo ele, não está ocorrendo o acompanhamento efetivo e testes para a população. “Geralmente os casos de gravidade que estão surgindo são de pessoas que não se vacinaram ou aquelas com comorbidades.”

Ele atenta para o fato de que o hospital de Venâncio e os da região não contam mais com leitos de UTI específicos para Covid-19, por isso, os pacientes são acomodados em UTI normal, com cuidados de isolamento e demais precauções. “Esperamos não voltar a ter todo o aumento de casos que vimos no passado, senão, nossa UTI, que naturalmente já é cheia, ficará ainda mais.” Guilherme reforça que na semana passada chegaram a ter que acomodar quatro pacientes na emergência do hospital, que ficou fechada por quase 24 horas.

No Rio Grande do Sul, todas as 21 regiões Covid voltaram a receber Avisos, no Sistema 3As de Monitoramento, responsável pelo gerenciamento da pandemia da Covid-19 no Rio Grande do Sul. A decisão, depois de nove semanas sem nenhuma interferência, foi tomada devido ao aumento acelerado de casos no estado, que praticamente duplicou nos últimos dez dias. Entre 7 e 17 de maio, a incidência acumulada passou de 113,7 a cada 100 mil habitantes para 223,2. O aumento da contaminação do vírus já refletiu no número de internações em leitos clínicos, já que outras doenças, como a dengue, também preocupam no mesmo período.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes