Campanhas contra gripe e sarampo estão ativas

-

Está acontecendo neste período a vacinação contra influenza (gripe) e sarampo. As duas campanhas seguem até o dia 3 de junho e são divididas em duas etapas. O Dia D de imunização está marcado para ocorrer em 30 de abril.

A 24ª Campanha da Influenza, na primeira etapa, imuniza idosos a partir de 60 anos e também os profissionais de saúde. A segunda, que inicia dia 2 de maio, será destinada à imunização dos demais grupos, como crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias), trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos, integrantes das forças de segurança e Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Para a imunização é necessário levar carteira de vacinação tanto para crianças como adultos, para que as equipes registrem a vacina recebida, e é preciso também ter em mãos um documento e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Junto com a campanha contra influenza, acontece a 8ª Campanha de Seguimento Contra o Sarampo. Na primeira etapa, que já acontece, serão vacinados contra o sarampo os profissionais de saúde. Já na segunda etapa, a partir do dia 30 de abril, a vacinação é destinada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

A enfermeira responsável pelo setor de imunizações da Prefeitura, Janete Fernandes de Souza, alerta que adultos não precisam mais fazer intervalos entre a vacina da Covid-19 e qualquer outra vacina. Já as crianças devem manter um intervalo de 15 dias.

  • 48 é o número de óbitos por gripe do tipo influenza entre novembro de 2021 e abril deste ano no Rio Grande do Sul. Desses, 34 aconteceram com pessoas com 60 anos ou mais, o que representa 71% das ocorrências, segundo informações da Secretaria Estadual de Saúde. Do subtipo influenza A-H3N2, em 2022, já são 176 casos confirmados, com 35 óbitos entre eles.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes