Cenário de cinema na capital lituana

Vilnius é uma capital pequena mas com história que remonta há sete séculos. Com um dos centros históricos mais charmosos e bem preservados da Europa a cidade atrai visitantes de todo mundo. Além dos turistas, Vilnius acolhe também grande número de diretores de cinema e roteiristas que escolhem a capital como cenário de seriados, filmes e programas televisivos. A arquitetura bem conservada do labirinto de ruazinhas do centro se transformam no palco perfeito das produções televisivas e do cinema. As produtoras de cinema da Escandinávia seguidamente utilizam Vilnius como pano de fundo para muitas de suas minisséries. Seja no inverno como no verão, durante algumas semanas, os quarteirões da capital lituana se transformam em vilarejos noruegueses, suecos e dinamarqueses para as filmagens focadas principalmente ao público nórdico. As gravações em pequenas praças e becos trazem vida à história.

Por vezes saimos de casa e entramos, literalmente, no cenário de cinema. Nesta semana a equipe de produção da minissérie Sissi, retornou a Vilnius depois do sucesso da primeira série filmada na capital no ano passado, para gravar várias cenas da segunda temporada. A série conta a história da extraordinária vida da imperatriz austríaca Elizabeth (Sissi) — uma jovem e despreocupada princesa, que se apaixona por um dos homens mais poderosos do mundo. O seriado está sendo filmado no centro de Vilnius e arredores, assim como em Riga, capital da Letônia. Para as cenas do principal palácio da dinastia Habsburgo, também conhecido como Hofburg, foram usados vários locais conhecidos da capital lituana, como o Palácio Nacional Filarmônico e o conjunto arquitetônico do século XVI da Universidade de Vilnius, que se transforma no palácio real austríaco no enredo. A minissérie retrata a Áustria do século XIX e Vilnius se transforma em Viena.

Seriado de época em Vilnius.

Trata-se de uma produção alemã da companhia Story House Pictures para rede de televisão alemã stream TVNow com enredo bem conhecido e que já fez sucesso na tela em outros filmes e seriados. Se hoje em dia a família real britânica é a referência da nobreza mundial, durante o império austro-húngaro a família Habsburg representava o poder monárquico da época, enquanto o futuro imperador Franz Joseph era um dos príncipes mais cobiçados da corte. Desde o início, o relacionamento de Sissi e Franz perturbou a hierarquia da corte vienense. A irmã de Sissi, Helena, fora escolhida pessoalmente pela futura sogra para se casar com o futuro imperador da Áustria. No entanto, o príncipe se apaixou à primeira vista pela jovem Sissi, de 16 anos, e eles se casaram com a permissão da mãe, Sophie. Foi uma vida difícil, todavia, controlada pela sogra a jovem duquesa, casada há apenas oito meses, liderava o mais poderoso império europeu da época. Ela não estava preparada para o desafio e é justamente esta emancipação que a minissérie retrata.

As cenas gravadas nesta semana envolveram grande número de figurantes, em sua maioria lituanos. Vestindo trajes típicos dos anos de 1800, centenas de participantes, entre soldados, trabalhadores e jovens pretendentes, retratavam a vida de outros tempos. Defronte a praça do palácio filarmônico geralmente sempre cheia de gente nos barzinhos e restaurantes no verão, o cenário criou uma feira agrícola com vários estandes e cartazes na língua alemã. Carruagens antigas e carroças de madeira deixavam a praça bem movimentada como nos velhos tempos.

O centro antigo e bairros de Vilnius já foram cenário em várias produções do cinema, Netflix e redes de televisão de todo mundo. Entre os mais recentes encontra-se a quarta temporada do seriado da Netflix, Stranger Things, que estreiou ontem 27 de maio, e foi filmado na prisão de Vilnius e alguns bairros, no ano passado. O documentário Chernobyl (2019), , Jovem Wallander (2020), Catarina, a Grande (2019), Os Últimos Czares (2019), Cinzas na Neve (2018), Guerra e Paz (2016) são algumas das centenas de produções gravadas na capital lituana.

Feira rural como nos outros tempos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques