Coleta de dados para pesquisa de variantes da Covid inicia na próxima semana no Vale do Rio Pardo

-

A pesquisa científica que irá identificar as variantes genéticas do vírus SARS-CoV-2 predominantes no Vale do Rio Pardo está programada para iniciar na próxima semana. A primeira fase de coleta de dados será na próxima semana, de 18 a 25 de abril, participando pessoas que apresentarem teste rápido positivo para Covid-19 nestas datas, conforme o tamanho de amostra previsto para cada município.

Nesta quarta-feira, 13, servidores das vigilâncias epidemiológicas das 17 Prefeituras participaram de uma capacitação virtual com os pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), parceira do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) na iniciativa. A Philip Morris Brasil e a Amvarp também apoiam a pesquisa.

Presente na reunião, o prefeito de Vale Verde e presidente do Cisvale, Carlos Gustavo Schuch, reforçou a importância do estudo e da participação dos servidores na coleta de dados. “Todas as nossas ações de enfrentamento da pandemia foram baseadas em dados técnicos e científicos. Por isso, é fundamental que a gente continue monitorando a presença do vírus na região. Conto com o apoio de todos, e principalmente da população”.

A segunda fase de coleta de dados está prevista para ocorrer de 2 a 6 de maio. As pessoas que apresentarem o teste rápido positivo para Covid-19 e aceitarem participar do estudo, terão uma nova amostra coletada com o uso de um swab de nasofaringe, que será encaminhada para o Laboratório de Diagnóstico Molecular do TecnoUnisc para análise das variantes genéticas.

Confira a distribuição das amostras por município, baseada na população estimada, chegando ao total de 150 indivíduos:

Boqueirão do Leão – 3
Candelária – 12
Encruzilhada do Sul – 10
General Câmara – 3
Gramado Xavier – 2
Herveiras – 1
Mato Leitão – 2
Minas do Leão – 3
Pantano Grande – 3
Passo do Sobrado – 2
Rio Pardo – 14
Santa Cruz do Sul – 49
Sinimbu – 4
Vale do Sol – 4
Vale Verde – 1
Venâncio Aires – 27
Vera Cruz – 10

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes