Consultas com especialistas no Centro a partir de segunda

-

Nesta segunda-feira, 4, será aberto o Centro de Especialidades Médicas, que passará a atender a comunidade que precisa de consultas com especialistas, como nas áreas de cardiologia, traumatologia, dermatologia, neurologia e urologia. Antes, as consultas com estes profissionais aconteciam junto ao Posto de Atendimento Médico (PAM), no bairro Cruzeiro, próximo à UPA. A intenção é facilitar o acesso à comunidade, levando o serviço para a região central de Venâncio Aires.

Em uma sala comercial que foi reformada, o local terá capacidade de receber em torno de 40 a 50 pessoas sentadas. As consultas, segundo o secretário de Saúde, Tiago Quintana, podem ser marcadas diariamente. A estrutura conta com três consultórios e uma sala de eletrocardiograma, além de recepção. “A mudança vamos ver na prática, com uma estrutura maior e mais confortável”, diz. A projeção é que nos próximos meses aumentem os atendimentos de cardiologia, já que a secretaria está contratando mais especialistas na área.

Sala de espera é ampla e comporta até 50 pessoas sentadas.

Em entrevista ao programa Terra em Uma hora, da Rádio Terra FM, na quarta-feira, 30, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, disse que o pedido de centralizar estes serviços especializados era um pedido antigo da comunidade, desde quando os atendimentos aconteciam no prédio onde é hoje o INSS e passaram a ser no bairro Cruzeiro. Jarbas enfatiza que no novo local serão ofertadas apenas consultas de especialidades. Não haverá atendimento de outros procedimentos médicos, curativos ou vacinas.

Atendente Sandra Algayer, prefeito Jarbas da Rosa, secretário Tiago Quintana e coordenadora administrativa das unidades de saúde, Vera Tuppel, estiveram no local na quinta-feira, 31, à tarde.

Mudança aprovada

Julieta dos Santos Costa, a vovó Juju, como é conhecida, faz tratamento com cardiologista no PAM, desde que teve um ataque cardíaco. A aposentada de 72 anos ficou dias internada no hospital e agora tem consultas médicas para seguir com o tratamento. Quem a acompanha nos atendimentos é a filha mais velha, Angélica dos Santos Costa, 47 anos. A dupla aprovou a mudança do local, já que são moradoras de Linha Grão-Pará e, assim, a distância encurta. “Vai ser muito bom, vamos aproveitar bastante, já que vamos continuar os atendimentos com o cardiologista”, afirma Julieta.

Julieta e Angélica são usuárias do atendimento médico especializado.

UBS no Cruzeiro

O antigo PAM, onde eram oferecidas as consultas, deve ser agora uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para atender demandas dos moradores do bairro Cruzeiro e arredores. De acordo com Quintana, no momento está sendo realizado processo seletivo para contratação de médico clínico geral para atuar na unidade, que também terá dentista, enfermeiro e técnico em Enfermagem. A expectativa é que a unidade comece os atendimentos o quanto antes.

A coordenadora administrativa dos postos de saúde do município, Vera Tuppel, comenta que “a Administração uniu o útil ao agradável”, já que era necessidade que os especialistas não atendessem mais no posto PAM, que recebe recursos para ser uma unidade de saúde e oferecer atendimentos clínicos. Ela reforça que apenas a área da dermatologia seguirá sendo oferecida no espaço atual, no bairro Cruzeiro.

  • (51) 99758-3618 é o telefone de contato provisório do Centro de Especialidades Médicas.
  • O Centro de Especialidades Médicas de Venâncio Aires está localizado na rua Júlio de Castilhos, próximo ao antigo Cine Imperial.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes