Curso superior do IFSul começa na segunda-feira

-

O Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul), campus Venâncio Aires, dá início, na segunda-feira, 16, ao primeiro curso superior. Intitulado ‘Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema’, tem como objetivo formar profissionais capacitados a atuarem em todas as etapas envolvidas no desenvolvimento de sistemas de informação, desde o planejamento até a concepção de produtos de softwares.

Para que isso ocorra, explica o coordenador do curso, Daniel Assmann, o processo educativo desenvolvido no curso articula ensino, pesquisa e extensão, visando a formação integral, a inclusão e o desenvolvimento social, a partir de suas realidades regionais. Com duração de três anos e carga horária de 2.205 horas (divididas em disciplinas, atividades complementares e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC), são ofertadas 32 vagas por turma ingressante. “Cabe destacar que o curso superior é totalmente gratuito assim como todos os outros cursos ofertados pelo IFSul”, diz o coordenador.

O aluno da primeira turma, Matheus Roberto Algayer, 19 anos, está animado para o início das aulas e aguarda ansiosamente pela palestra inaugural. “É o lugar que passei quatro anos no Ensino Médio e escolhi para passar mais três no superior”, conta o estudante que cursou o Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio da instituição.

Para Algayer, a qualidade de ensino do IFSul é uma garantia de que o curso superior será um sucesso. “No superior também confio nessa qualidade, por isso a minha expectativa é de que será excelente para quem curte a área. Apesar de ser um ambiente que estou acostumado, estou animado para voltar e é uma honra poder participar da primeira turma”, comemora.

O estudante diz que escolheu o curso porque sempre gostou da parte de desenvolvimento, desde criança gosta de mexer em computadores e durante o Ensino Médio aumentou sua paixão. “A oportunidade de cursar o superior de forma gratuita e em Venâncio, para mim que trabalho durante o dia, é incrível. Ainda mais em uma instituição que respeito tanto”, enfatiza.

Expectativas

Segundo o coordenador do curso, a expectativa é grande com a primeira oferta do curso e com o ingresso da primeira turma. “Observa-se uma demanda crescente pelo uso de tecnologias e, consequentemente, depoimentos de que o mercado de trabalho com tecnologia da informação está aquecido, e não é diferente com o município de Venâncio Aires e região, ou seja, existe uma lacuna profissional a ser preenchida”, detalha Assmann.

O professor enfatiza que a cidade tem destaque no empreendedorismo tecnológico, com o crescimento de empresas que já atuam no mercado de desenvolvimento de sistemas há mais tempo ou ainda das novas empresas que foram surgindo nos últimos anos. “Muitas delas absorvem grande parte dos egressos do Ensino Médio Integrado ao curso Técnico em Informática aqui do campus. Ou seja, tem uma demanda”, frisa.

Diretor do IFSul Venâncio, Geovane Griesang destaca a preparação em relação à estrutura para disponibilizar o curso superior. “Já havíamos nos preparado, para conseguirmos atender a primeira turma do superior. Estamos animados com esse novo período letivo que se inicia, assim como ansiosos e felizes pela primeira turma do nosso primeiro curso superior presencial no campus”, frisa.

“Para o futuro, acredito que o IFSul formará grandes profissionais que terão grande impacto no mercado da região”

MATHEUS ROBERTO ALGAYER

Estudante

O curso é totalmente gratuito, com três anos de duração e 2205 horas. Para ingressar nele os candidatos deverão ter concluído o Ensino Médio ou equivalente. O processo de seleção para o ingresso é regulamentado em edital específico. Para a turma de 2022 a seleção ocorreu via nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A próxima turma ingressa no primeiro semestre de 2023.

O PROFISSIONAL

1 O tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistema estará preparado para analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação, além de avaliar, selecionar, especificar e utilizar metodologias, tecnologias e ferramentas da Engenharia de Software, linguagens de programação e banco de dados, além de coordenar equipes de produção de softwares.

2 De acordo com Assmann, o profissional poderá atuar em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; empresas de tecnologia; empresas em geral (indústria, comércio e serviços); organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa; entre outros.

Aula inaugural

Na segunda-feira, 16, será realizada uma aula inaugural do curso, aberta para a comunidade. A partir das 19h ocorre a recepção aos estudantes do curso superior e, também uma fala da gestão, com coordenadores e servidores. Às 20h, no auditório do IFSul, tem início a aula inaugural com o palestrante Edh Muller, criador do game ‘Reverie Knights Tatics’. O patrocínio da palestra é de Sicredi e CantuStange.

EdH Müller nasceu em Erlangen, na Alemanha, em 1978. Veio para o Brasil ainda jovem, e iniciou sua carreira de desenhista aos 18 anos, escrevendo e desenhando histórias em quadrinhos para os amigos. Seus primeiros trabalhos profissionais vieram logo em sequência, participando de diversas publicações nacionais, escrevendo e ilustrando para as editoras Kingdom Comics, Brainstore e Escala. É fundador e diretor criativo da 40 Giants Entertainment.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes