O Centro de Atendimento para Pessoas com Sintomas Respiratórios, abrirá neste sábado, das 8h às 16h, para o ‘Dia D’ da aplicação da testagem.
Teste rápido leva aproximadamente 15 minutos para ser feito entre a coleta e o resultado (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

O Centro de Atendimento para Pessoas com Sintomas Respiratórios, no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, abrirá neste sábado, 8, das 8h às 16h, para o ‘Dia D’ da aplicação dos testes rápidos da Covid-19 para a população em geral. A testagem está sendo realizada em Venâncio Aires desde o dia 27 de julho, quando começou a verificação para profissionais de saúde, sintomáticos e casos suspeitos.

O secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, destaca que uma estrutura com dez espaços para coleta simultânea estarão disponíveis neste sábado. “É importante dizer que não é só hoje que esses testes estarão sendo feitos, eles estarão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde nas próximas semanas”, observa.

Para evitar aglomerações, ele orienta que apenas busquem pela testagem aquelas pessoas que não estejam com sintomas da Covid-19. “Quem está com algum sintoma não deve procurar fazer o teste agora, deve buscar um atendimento médico”, orienta. No sábado, não haverá atendimento médico no local. Também não é indicado que todos da mesma família se desloquem para realizar o exame que leva cerca de 15 minutos para ser concluído, entre a coleta, preenchimento de questionário, ficha de notificação e resultado.

Schwengber lembra sobre a importância daqueles que forem até o Pavilhão neste sábado, estarem usando máscara e respeitarem o distanciamento. “Estaremos com equipes de higienização para fazer esse trabalho e, também, orientando sobre o distanciamento para evitar possíveis aglomerações”, comenta.

No caso de resultados reagentes, Schwengber destaca que uma equipe da Vigilância Epidemiológica fará o contato com familiares e pessoas próxima do positivado para repassar orientações.

Nas unidades de saúde

A partir da segunda-feira, 10, os testes rápidos poderão ser feitos em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Venâncio Aires por qualquer pessoa. Além disso, de acordo com o secretário de Saúde, está sendo montado um cronograma para pontos móveis para a realização da testagem.

Tenha em mãos

Para fazer o teste rápido, é necessário portar um documento de identificação (RG ou CPF) e o Cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Pontos volantes de testagem

Segunda-feira, 10, – a partir das 13h30min

  • Comunidade Menino Jesus do Bairro Battisti
  • Escola José Duarte de Macedo (dia todo)

Terça-feira, 11, – a partir das 13h30min

  • Comunidade Nossa Senhora Rainha do Bairro Coronel Brito
  • Comunidade do Bairro Brands (dia todo)

Quarta-feira, 12, – a partir das 8h

  • Comunidade Menino Jesus do Bairro Battisti
  • Escola José Duarte de Macedo (dia todo)

Quinta-feira, 13, – a partir das 13h30min

  • Comunidade Boa Esperança do Bairro Coronel Brito
  • Comunidade do Bairro Brands (dia todo)

Sexta-feira, 14, a partir das 8h30min

  • Comunidade Santa Bárbara – Linha Coronel Brito
  • Escola José Duarte de Macedo (dia todo)

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome