retorno das aulas no RS
Estado divulga cronograma de retorno das aulas (Foto: Licença do Freepik)

Depois de seis meses, as aulas presenciais dos alunos gaúchos têm datas de retorno previstas em todo Rio Grande do Sul. O cronograma foi divulgado no fim da tarde desta terça-feira, 1º de setembro, em transmissão ao vivo apresentada pelo governador Eduardo Leite.

O calendário inicia com o retorno presencial dos alunos da educação infantil, a partir da próxima semana, dia 8 de setembro. O retorno das atividades seguirá no modelo híbrido, ou seja, presencial e remoto.

As datas divulgadas pelo Governo do Estado valem para todas as regiões que estão classificadas no modelo de Distanciamento Controlado com as bandeiras amarela ou laranja. Além disso, o Município deve estar com esta classificação há, pelo menos, duas semanas. “Vamos continuar acompanhando os indicadores de transmissão do coronavírus e os retornos acontecem se os dados permitirem. Temos que ter segurança”, alertou.

Conforme o governador, os prefeitos terão autonomia e poderão adotar medidas mais restritivas. Da mesma forma, são os pais que irão autorizar se os filhos voltarão ou não para a sala de aula. “A decisão de levar o filho para a escola é dos pais”, destacou Leite. 

Para o dia 21 de setembro está projetado o retorno do ensino superior, ensino médio e ensino técnico. No caso da rede estadual de ensino, o retorno está previsto para 13 de outubro. “O Estado está fazendo as aquisições de materiais e contratações necessárias para fazer o retorno com segurança. Mais uma vez, insisto, se tivermos dados que nos deem essa segurança”, destacou.

O retorno do ensino fundamental (anos finais) está projetado para 28 de outubro, e para os anos iniciais do ensino fundamental a data de retorno será 12 de novembro.

Protocolos

Conforme o governador, os protocolos sanitários deverão ser seguidos tanto pelas escolas públicas quanto privadas. Além do uso obrigatório de máscara, as turmas deverão ser divididas em grupos, pelo menos dois. Os grupos poderão alternar os dias de aula presencial, por exemplo, uma semana de aula para o grupo A e na semana seguinte para o grupo B. Os protocolos também irão envolver horários de entrada e saída da escola e os intervalos das turmas.

LEIA MAIS: Prefeitura de Venâncio suspende atividades nas escolas de educação infantil e turnos opostos

Calendário de retorno das aulas presenciais no RS

  • 8 de setembro – educação infantil
  • 21 de setembro – ensino superior, ensino médio e ensino técnico
  • 13 de outubro  – retorno da rede estadual (ensino médio)
  • 28 de outubro – retorno do ensino fundamental (anos finais)
  • 12 de novembro – retorno do ensino fundamental (anos iniciais)

Veja o pronunciamento do governador

Calendário escolas RS – 01/09

Governo anuncia calendário referente ao levantamento das restrições às atividades presenciais nas escolas no RS.

Publicado por Governo do Rio Grande do Sul em Terça-feira, 1 de setembro de 2020

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome