A exemplo de anos anteriores, comunidade poderá conversar com médicos e realizar testes rápidos e verificação de pressão arterial, durante a feira (Foto: Juliana Bencke/Arquivo FM)

A Associação Médica de Venâncio Aires (Amva) promove amanhã, 26, a terceira edição da Feira de Saúde. Como nos anos anteriores, a ação será realizada em frente ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), das 8h30min às 11h30min. A temática escolhida para esse ano é o Acidente Vascular Cerebral (AVC), que é a terceira causa de morte do mundo.

De acordo com a presidente da associação, Jacqueline Froemming, a feira tem como objetivo aproximar a Amva da comunidade e criar uma oportunidade de as pessoas esclarecerem dúvidas relacionadas à saúde diretamente com os médicos que estarão no local. “Queremos alertar as pessoas que o AVC pode ser prevenido com adoção de hábitos saudáveis como atividade física regular, alimentação equilibrada e abandono do tabagismo”, diz.

A médica destaca que o tratamento adequado de doenças que aumentam a chance de desenvolver AVC como a hipertensão e arritmia do coração também podem reduzir o risco de desenvolver a doença. Além de médicos, alunos dos cursos técnicos em Enfermagem da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Colégio Érico Veríssimo, orientados por professores, vão realizar testes rápidos de glicose, detecção de sífilis, HIV e hepatite, além de verificação de pressão arterial.

SAMU

A equipe do Serviço Móvel de Urgência (Samu) também foi convidada a participar do evento, com intuito de informar a população sobre como e em que situações o serviço deve ser acionado. Paralelamente à Feira de Saúde, a Associação Médica realizará uma campanha para alertar a população sobre o AVC.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome