Grupo conheceu pontos turísticos do interior acompanhados da guia de turismo Sônia Lang (Foto: Cassiane Rodrigues/Folha do Mate)

A manhã do sábado, 23, foi de muito conhecimento para as finalistas do prêmio ‘Adiante, professor’ 2019, membros da comissão julgadora e Conselho de Educadores. Em parceria com a Prefeitura de Venâncio Aires, a Folha do Mate promoveu um passeio guiado por pontos turísticos do interior aos professores. O tour faz parte das premiações do projeto.

Com as orientações da guia de turismo Sônia Lang, o grupo conheceu sobre a história dos lugares no trajeto até a Figueira Centenária, com paradas no Balneário Paraíso e Mirante Lauro Erdmann. O encerramento do passeio foi realizado no Café Colonial Maggioni, em Linha Arroio Grande. Além disso, durante o percurso a guia explicou sobre características e locais peculiares da região de Vila Deodoro.

A iniciativa agradou os participantes que já conheciam a região e os que estiveram pela primeira vez. A pró-reitora de Desenvolvimento Institucional da Univates, Júlia Elisabete Barden, que foi uma das integrantes da comissão julgadora do prêmio, não conhecia a região da serra e elogiou a iniciativa do passeio. “Foi muito válido pelo conhecimento que a gente adquiriu, sabendo mais da nossa cultura e a beleza dos pontos turísticos”, afirmou. Júlia também reforçou a importância do projeto realizado pela Folha do Mate, que valoriza a atuação dos professores.

Finalista do prêmio, a professora Rafaela Wenzel já conhecia os pontos visitados, mas disse que a integração com os colegas de profissão foi muito válida. “Mostra que não fomos concorrentes ao prêmio, mas sim representantes dos professores do nosso município. Espero que os colegas se sintam encorajados a contar suas histórias e participar nos próximos anos”, comentou.

A educadora também aproveitou a oportunidade para abordar os desafios enfrentados pelos profissionais da rede estadual de ensino, que lutam por valorização. “O prêmio Adiante dá visibilidade aos professores e isso também é muito importante para a nossa luta. Obrigada a todos que nos apoiam e lutam pelas pessoas, porque educar é estar com as pessoas”, finalizou.

Encerramento do passeio foi realizado no Café Colonial Maggioni, em Linha Arroio Grande (Foto: Juliana Bencke/Folha do Mate)

PRÊMIO

O prêmio ‘Adiante, professor’ é promovido pela Folha do Mate e, neste ano, teve o apoio das universidades de Santa Cruz do Sul (Unisc) e do Vale do Taquari (Univates), do Colégio Gaspar Silveira Martins e da EmagreSee. A entrega do prêmio para a professora destaque, Pamella Tucunduva da Silva, ocorreu em agosto.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome