Homenagens marcam os 50 anos da Biblioteca Caá Yari

-

A tarde desta terça-feira, 12, foi marcada por diversas programações em alusão ao cinquentenário da Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, fundada em 12 de abril de 1972. Ao longo do dia, estudantes participaram de contações de histórias e outras intervenções artísticas.

O grande momento ocorreu à tarde, quando foram homenageadas pessoas que ajudaram a fundar e desenvolver a biblioteca. Na ocasião, o prefeito Jarbas da Rosa, destacou a importância do lugar. “Aqui nos sentimos em casa. É um local para leitura e de incentivo à cultura. Temos todos que cuidar dela. A biblioteca é referência da cidade”, afirmou.

Além dele, estiveram presentes a vice-prefeita Izaura Landim, secretários, vereadores, demais autoridades, leitores e convidados para o evento. Ao final da cerimônia, foi descerrada uma placa na fachada do prédio, para marcar o cinquentenário da biblioteca.


Homenageados

Prefeito Jarbas da Rosa saudou Beatriz Pilz, esposa do líder que iniciou a campanha para fundar um local apropriado para se ter acesso à leitura. (Créditos: Bruna Stumm)

Para receber o certificado pelo auxílio prestado para arrecadar os livros e criar a biblioteca, Beatriz Pilz, esposa de Antônio Pilz Neto, líder da campanha que deu início à história da biblioteca, recebeu a homenagem. Ela agradeceu pelo reconhecimento e relatou um pouco do histórico do movimento.

Ainda, foram homenageados Geiza Borgmann Liebstein, reconhecida por ter sido a primeira funcionária do local; Maria Luiza Rocha, funcionária mais antiga, com 35 anos de biblioteca, e Rosaria Garcia Costa, que atua no local desde 2004 e é a primeira bibliotecária do espaço. “Talvez não existam palavras suficientes e significativas que me permitam agradecer com justiça aos venâncio-airenses que me receberam e acolheram. Toda ajuda e apoio foram muito importantes para mim, e nunca vou esquecer”, agradeceu Rosaria.

Lucas Schmits, acompanhado pela mãe Cláudia Fischer, é o mais novo sócio da Biblioteca, com apenas 5 meses. (Créditos: Bruna Stumm)

Nilza Marques, de 55 anos, estudante da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dois Irmãos, e premiada no concurso de poemas da Feira do Livro em 2021, recebeu a carteirinha de sócia. Nilza aprendeu a ler e a escrever recentemente, e diz que retirar livros na biblioteca irá auxiliar no desenvolvimento do processo de alfabetização. Além dela, Lucas Fischer Schmits, de apenas 5 meses, acompanhado da mãe Cláudia Fischer, recebeu a carteirinha de mais novo sócio e se soma às mais de 13.640 pessoas associadas à biblioteca.

Ainda, o Lions Clube Melvin Jones presenteou a Biblioteca com um certificado pela passagem dos 50 anos, e a patrona da Semana Farroupilha de 2021, Beatriz Colombelli, entregou ao acervo o livro Caminhos de Anita.

Comunidade participou da cerimônia.
Um dos momentos da cerimônia, foi o ‘parabéns pra você’ à Biblioteca.

Leia mais:

notícias cultura Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes