Hora de prevenir a influenza e o sarampo

-

Nesta segunda-feira, 4, mais campanhas de vacinação terão início em Venâncio Aires. Desta vez será contra a influenza, que é o vírus da gripe, e contra o sarampo. As campanhas seguem até o dia 3 de junho e serão divididas em duas etapas. O Dia D de imunização está marcado para ocorrer em 30 de abril.

A 24ª Campanha da Influenza, na primeira etapa, vai imunizar idosos a partir de 60 anos e também os profissionais de saúde. A segunda, que inicia dia 2 de maio, será destinada à imunização dos demais grupos, como crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias), trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos, integrantes das Forças de Segurança e Forças Armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Segundo a enfermeira responsável pelo setor de imunizações da Prefeitura, Janete Fernandes de Souza, as vacinas serão aplicadas em todos os postos de saúde que têm sala de vacinação, com exceção do Posto de Saúde Central devido à vacinação pediátrica contra Covid-19 (veja box). Para a imunização é necessário levar carteira de vacinação tanto para crianças como adultos, para que as equipes registrem a vacina recebida, e é preciso também ter em mãos um documento e cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a primeira e segunda fases da campanha contra a influenza, as equipes de vacinação do município se organizam para também vacinar pessoas acamadas que estejam nos grupos prioritários. Para isso, conforme Janete, é necessário fazer contato com a equipe da saúde, pelo telefone (51) 2183-0249.

Sarampo

Junto com a campanha contra influenza, acontece a 8ª Campanha de Seguimento Contra o Sarampo. Na primeira etapa, que também começa na segunda-feira, 4, serão vacinados contra o sarampo os profissionais de saúde. Já na segunda etapa, a partir do dia 30 de abril, a vacinação é destinada para crianças de 6 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias.

  • A enfermeira responsável pelo setor de imunizações da Prefeitura, Janete Fernandes de Souza, alerta que adultos não precisam mais fazer intervalos entre a vacina da Covid-19 e qualquer outra vacina. Já as crianças devem manter um intervalo de 15 dias.
  • 13.766 é o número de idosos que podem ser vacinados contra a influenza em Venâncio Aires. Já trabalhadores da saúde são 1.575. Na primeira remessa, o município recebeu 3.020 doses da vacina contra a gripe para iniciar a campanha.

Postos que vacinarão contra influenza e sarampo

  • Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Caic, Coronel Brito, Macedo, Santa Tecla, e Gressler.
  • Unidades de Saúde do bairro Gressler, Santa Tecla e Cruzeiro (antigo posto PAM).
  • No interior, nas Unidades de Saúde de Centro Linha Brasil, Vila Deodoro, Vila Santa Emília, Linha Tangerinas e Vila Arlindo.

Segunda dose de reforço contra Covid para idosos

Já está disponível em Venâncio Aires, a vacina da segunda dose de reforço (4ª dose) contra Covid-19 para idosos com 80 anos ou mais. É preciso aguardar um intervalo de quatro meses entre a primeira dose de reforço e a segunda. Imunossuprimidos também já podem receber o segundo reforço.

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes