HSSM chega a 100% de ocupação

-

O Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) chegou, na manhã desta quinta-feira, 26, a 100% de ocupação dos leitos disponíveis. Com a superlotação, há pacientes aguardando ou mesmo internados no Pronto Atendimento (PA). Na UPA a situação também é delicada.

A ocupação de leitos bem acima da média, cerca de 85%, já vem acontecendo há cerca de três semanas. Segundo o diretor técnico do HSSM, Guilherme Fürst Neto, são pacientes internados por vários tipos de doença e com muito gravidade, principalmente com sintomas respiratórios. Durante coletiva de imprensa nesta manhã, o médico ressaltou que a situação não é exclusiva de Venâncio Aires. “Esse fenômeno é em todo o estado. O problema é que geralmente as internações e ocupações ocorrem no inverno, entre julho e agosto, e ainda nem estamos no inverno. É realmente um momento histórico e os número comprovam isso.”

Os números referido por Fürst não consideram a pandemia e mostram que em maio de 2019, antes de Covid-19, a UPA atendeu 4.730 pessoas. Em maio de 2022, até ontem, foram 5,5 mil. “Sabemos e temos conhecimento de tudo que está acontecendo. Sabemos que não é o atendimento ideal para a população, mas pedimos a compreensão pela demora. É importante dizer que não existe culpado. O hospital está fazendo o que pode, a UPA está com quatro médicos e o poder público também está fazendo sua parte. Ninguém tem culpa do que está acontecendo.”

Ainda conforme Fürst, no meio médico se diz que esse momento deve durar cerca de oito semanas. Mas sem certeza se será algo sazonal ou não, o hospital já se programa para melhorar o fluxo de atendimento nos próximos dias. “Não se trata apenas de contratar ou reestruturar leitos e espaços [está prevista a contratação de mais enfermeiros e técnicos para a UPA], mas principalmente melhorar a definição de fluxo de pacientes. Além de compreensão, peço que as pessoas se cuidem mais.”

O HSSM tem 114 leitos e, dos disponíveis, estão todos ocupados. Hoje, inclusive, são 8 pessoas internadas no PA.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes