Prêmio objetiva reconhecer os produtores de leite que têm produção destacada (Foto: Diego dos Santos/Divulgação)

Dar visibilidade aos produtores de leite que tiveram atuação de destaque dentro da atividade. É a finalidade do I Prêmio Destaque na Bovinocultura de Leite, uma realização do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Grupo do Leite de Venâncio Aires, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) e Sindicato Rural. Estas entidades também desenvolvem, paralelamente, o I Concurso Municipal de Silagem de Milho, cujo resultado será divulgado durante a II AgroFeira, programada para os dias 7 a 10 de maio de 2020, no Parque Municipal do Chimarrão.

A bovinocultura de leite em Venâncio Aires está entre as principais atividades desenvolvidas pelos agricultores familiares do município, ajudando no aquecimento da economia local. “Depois da criação do Grupo de Leite, em 2015, o setor passou e ter mais visibilidade e o trabalho na busca de melhoria se intensificou”, salienta o engenheiro agrícola do escritório municipal da Emater/RS-Ascar e idealizador do prêmio, Diego Barden dos Santos.

CRESCIMENTO

O extensionista refere que a primeira edição do Prêmio Destaque na Bovinocultura de Leite foi criado para apresentar alguns dos resultados alcançados e, para a grande maioria dos produtores de leite, as possibilidades que a atividade ainda tem de crescimento. “E são totalmente possíveis de qualquer produtor alcançar”, frisa.

Santos acrescenta que o prêmio está programado para o dia 28 de novembro, às 11h, no auditório do STR de Venâncio Aires, em conjunto com a reunião periódica do Grupo do Leite de Venâncio Aires. O extensionista rural informa ainda que durante o encontro, haverá o planejamento das atividades do grupo para 2020; definição da necessidade de encontros e assuntos técnicos importantes aos produtores; planejamento da AgroFeira 2020 com exposição de animais e empresas vinculadas ao setor; apresentação especial da situação atual da cadeia produtiva do leite de Venâncio Aires e; entrega da Premiação Destaque na Bovinocultura de Leite 2019.

PREMIAÇÃO

A premiação, segundo Santos, vai contemplar produtores de leite que alcançaram indicadores zootécnicos de produtividade e aqueles que conseguem atingir boas produtividades.

Até o momento, diversos produtores já se inscreveram para participar e, se algum outro quiser participar, pode entrar em contato com Santos na Emater/RS-Ascar, para o esclarecimento das regras.

SAIBA MAIS

  • Segundo dados do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, a produção é de aproximadamente 9 milhões de litros de leite por ano. O leite é comercializado para indústrias da região.
  • O setor leiteiro é responsável por movimentar, mensalmente, R$ 927.777, envolvendo em torno de 150 famílias, tendo em vista que todo este volume financeiro retorna para os produtores.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome