Juliano Campos treinará a Seleção Brasileira nas Surdolimpíadas de Judô

-

O professor de judô, Juliano Campos, do União Corinthians de Santa Cruz do Sul, foi convocado para representar a Seleção Brasileira nas Surdolimpíadas que acontecem entre os dias 1º e 15 de maio, em Caxias do Sul. Campos foi convidado a ser um dos treinadores da equipe, que conta com a participação de sua aluna, Letícia Bauermann, a única gaúcha no torneio.

Campos iniciou no judô na Colégio Professor José de Oliveira Castilhos/COOPEVA, com o professor Alécio de Moraes – ex-diretor da escola. Em seu período como atleta, conquistou diversas medalhas estaduais e, posteriormente, assumiu o papel de treinador. “Em 2001 vim para Santa Cruz do Sul para dar aulas, em 2003 abri um projeto de judô na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que se manteve até 2012. Cheguei a levá-los a quinta potência do estado. Fui me aprimorando e no meio desse período teve o projeto de surdos e mudos”, conta.

Durante o período, segundo ele, surgiram as ligas da Confederação Brasileira de Desportos de Surdos (CBDS), e alguns convites para a participação de Letícia. “Ela sempre se destacou, já foi convocada para campeonatos nacionais e mundiais, sempre despontando em primeiro lugar. Como eu sempre estive ao lado dela, surgiu esse convite que foi uma surpresa para mim, para treinar na seleção, uma consequência dos últimos anos”, destaca.

As aulas começaram online, por conta da pandemia de Covid-19, com o intuito de ajudar os atletas. “O esporte adaptado passa, principalmente, pela preparação do professor para o atleta. Para eles é normal, com algumas regras diferentes, tudo através de gestos. A maior ação é minha perante eles, aprendi libras, aprendi sobre as dificuldades deles, a me adaptar a eles”, conta o professor.

Ele cita que o desenvolvimento do esporte ao lado do clube União Corinthians é o início de uma trajetória de sucesso. “É o início de uma grande caminhada, onde os atletas da região terão onde treinar e um clube para apoiar, sem a necessidade de ir a um grande centro.”

“Hoje tenho orgulho de ter saído de Venâncio e levar os conhecimentos aprendidos na cidade. Tive o privilegio de colocar em prática essa metodologia voltada ao esporte em desenvolvimento.”

JULIANO CAMPOS

Professor de Judô

Conheça as Surdolimpíadas:

  • Adiada para 2022 devido à pandemia, a 24ª edição das Surdolimpíadas de Verão terá Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, como sede principal da competição, entre os dias 1º e 15 de maio.
  • Primeira sede de uma edição da Surdolimpíadas na América Latina, Caxias do Sul receberá cerca de quatro mil surdoatletas de mais de cem países para a disputa de 21 modalidades esportivas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes