Jung no Festival de Balonismo de Torres

-

Considerado um dos maiores festivais do gênero na América Latina, o 32º Festival Internacional de Balonismo de Torres ocorre no Parque Odilo Webber Rodrigues, entre os dias 14 e 24 de abril, e conta com mais de 70 balões confirmados, além de shows nacionais e outras novidades. Entre os participantes confirmados, a Jung Balonismo, da família de Sérgio Luis Jung, 52 anos, de Venâncio Aires, é nome garantido.

Jung vem participando dos festivais desde 2016, quando foi selecionado pela organização do evento, em meio a 45 pilotos, para levar a equipe da RBS TV para o local. “Foi muito legal, porque muitos amigos me mandavam mensagens que me viram na televisão”, conta. Ele explica que a paixão pelo balonismo surgiu há mais de 20 anos. “Escutei na rádio sobre um Festival de Balonismo que teria na cidade de Torres, era num feriado de 1º de maio. Fomos lá para ver pela primeira vez. Saímos às 4h de Venâncio Aires com a família e, chegando lá, nos deparamos com a montagem de muitos balões. Foi de encher os olhos, amor à primeira vista. Na época tinha uns 30 balões e todos muito coloridos”, recorda.

Foi no mesmo dia que Sérgio Jung teve os primeiros contatos com vários pilotos, onde se iniciou a troca de ideias para saber como tudo funcionava. “Desde aquela época, acompanhamos praticamente todos os festivais de Torres”, relembra.

Lenir Jung vai acompanhar Sérgio nesse ano até a cidade de Torres. (Foto: Divulgação)

Sensação especial

O piloto venâncio-airense destaca a emoção de participar mais uma vez do evento. “É uma bênção voar ao lado de grandes profissionais. Quando o locutor fala o seu nome em meio a tantos, já é uma alegria muito grande. Quando você levanta voo, o público vibra e, quando chamam seu nome, é de arrepiar”, revela.

Segundo Jung, são diversos pilotos de fora do Brasil que também estarão participando e, além de 70 balões confirmados, outros cinco de formatos especiais vão colorir o céu da cidade. “O organizador do evento, o francês Bruno Schwarts, com quem tenho uma boa amizade desde o primeiro evento, não esquece de mim e sempre me manda o convite”, cita.

Neste ano, junto a Jung, vão ao festival sua esposa, Lenir Jung, além de Lauro da Rosa, morador de Linha Travessa, e Wagner Duarte, morador de Torres. “Dos familiares, este ano somente minha esposa, mas durante os finais de semana vem o restante da família também”, comenta.

Em razão da pandemia, não houve Festival de Balonismo em Torres em 2020 e 2021. A última edição atraiu aproximadamente de 300 mil pessoas, em 2019.

O evento

1 A abertura do festival ocorre no dia 14 de abril, às 16h, e o encerramento é no dia 24 de abril. No evento serão realizadas competições para os pilotos inscritos, tendo provas iniciando no dia 15, às 7h, e se encaminhando até o dia 24 com provas diárias às 16h.

2 Nos sábados, dias 16 e 23, também ocorre a Night Glow, show especial aberto ao público. Os voos realizados de manhã não saem do Parque do Balonismo, apenas os voos à tarde.

3 Sábado, dia 23, acontece a ‘Prova da Chave’, onde os competidores precisam retirar a chave de um automóvel que estará pendurada em um poste. O vencedor leva um Onix zero quilômetro. Há outros R$ 60 mil em prêmios. No domingo, 24, o encerramento está programado para as 16h, com o Voo Fiesta.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes