Lançado Concurso Literário e de Desenhos da 16ª Fenachim

-

“Era uma vez… em Venâncio Aires” é o tema do Concurso Literário e de Desenho que vai ocorrer durante a 16ª Fenachim, em maio. As inscrições de poemas e desenhos inéditos, dentro dessa temática, podem ser feitas gratuitamente, até dia 29 de abril, junto a Secretaria Municipal de Educação. Serão oito categorias envolvendo alunos de pré-escola, Ensino Fundamental e Médio, Educação de Jovens e Adultos e comunidade. Os resultados, premiando os três primeiros colocados de cada categoria com medalhas, serão divulgados no dia 11 de maio, durante as programações da Festa Nacional do Chimarrão.
O concurso literário e de desenhos está sendo organizado pela comissão cultural da festa, em parceria com a secretaria de Educação e o Sesc. Conforme uma das organizadoras, Fernanda Saldanha, a ideia ao propor o tema “Era uma vez…em Venâncio Aires” é contar com apresentações que retratem a história, cultura e memórias do município, inspirado em vivências, costumes, símbolos, pontos turísticos e patrimônios culturais.

CONCURSO LITERÁRIO E DE DESENHO DA 16ª FENACHIM

1 – DO CONCURSO

1.1 O Concurso Literário e de Desenho da 16ª Festa Nacional do Chimarrão – Fenachim é de caráter municipal, organizado e promovido pela Comissão Cultural da Fenachim, junto à Secretaria da Educação e em parceria com o SESC – Serviço Social do Comércio.
1.2 O concurso tem o propósito de fomentar a criação artística e produção textual nos cidadãos do município, visando a integração a partir da literatura, evidenciando a história, cultura e memórias do município de Venâncio Aires.

2 – TEMA

O Concurso Literário e de Desenho abordará a temática “ERA UMA VEZ… EM VENÂNCIO AIRES”, retratando a história, cultura e memórias do município de Venâncio Aires, inspirado em vivências, costumes, símbolos, pontos turísticos e patrimônios culturais.

3 – PARTICIPANTES

Podem participar do concurso estudantes da rede escolar pública e particular de Venâncio Aires, bem como professores(as) e comunidade em geral, através da produção de desenho ou poema inéditos, a partir do tema proposto acima, de acordo com a categoria em que se enquadrar.

4 – CATEGORIAS

O Concurso terá 08 (oito) categorias:
➢ Categoria Educação Infantil (pré-escola) e 1º Ano Ensino Fundamental – 1 desenho relacionado ao tema do concurso;
➢ Categoria 2º e 3º Anos Ensino Fundamental – 1 desenho relacionado ao tema do concurso;
➢ Categoria 4º e 5º Anos Ensino Fundamental – 1 poema relacionado ao tema do concurso;
➢ Categoria 6º e 7º Anos Ensino Fundamental – 1 poema relacionado ao tema do concurso;
➢ Categoria 8º e 9º Anos Ensino Fundamental – 1 poema relacionado ao tema do concurso;
➢ Categoria Ensino Médio – 1 poema relacionado ao tema do Concurso;
➢ Categoria Educação de Jovens e Adultos – EJA – 1 poema relacionado ao tema do concurso;
➢ Categoria Comunidade (acima de 18 anos) – 1 poema relacionado ao tema do concurso.

5 – SELEÇÃO INTERNA

Cada estudante poderá participar com um desenho ou um poema que tenha referência ao tema “ERA UMA VEZ… EM VENÂNCIO AIRES”, sempre de acordo com as categorias supracitadas. É livre a participação da escola em todas as categorias. A escola deverá realizar a sua seleção interna para escolher o desenho/poema que enviará para a etapa final em cada categoria, sob pena de desclassificação, se enviar mais de um desenho/poema por categoria.

6 – PRAZOS E INSCRIÇÕES

6.1 As escolas e demais pessoas da Comunidade deverão entregar os desenhos e poemas na Secretaria Municipal de Educação. O prazo para entrega será até às 16h30min do dia 29 de abril de 2022, aos cuidados das professoras Greici/Fernanda. Não serão aceitos desenhos e poemas fora desse prazo.
6.2 Os desenhos e poemas das escolas deverão ser entregues em envelopes identificados com o nome da escola, e-mail e telefone.

7 – ORIENTAÇÕES PARA DESENHOS

7.1 Os desenhos devem ser confeccionados em folha de desenho, podendo ser utilizadas técnicas livres de desenho e pintura, com qualquer tipo de material (giz de cera, lápis de cor, aquarela, tintas, entre outros).
7.2 No verso da folha deve conter os seguintes dados de identificação: nome da escola, nome do(a) estudante, categoria, nome do(a) professor(a) que trabalhou com o desenho em sala de aula, ano em que o(a) aluno(a) estuda.

8 – ORIENTAÇÕES PARA POEMAS

8.1 Os poemas deverão ser entregues digitados, impressos em folha A4, fonte Times New Roman, tamanho 12, alinhados à esquerda, com espaçamento entrelinhas 1,5.
8.2 Cada poema deverá conter os seguintes dados de identificação: nome da escola, nome do(a) estudante, categoria, nome do(a) professor(a) que trabalhou com o poema em sala de aula, ano em que o(a) aluno(a) estuda.
8.3 Para a comunidade em geral os poemas deverão ser entregues em envelope identificado com o nome do(a) autor(a), e-mail, telefone para contato e identificado como categoria Comunidade, sendo aceito apenas um texto por pessoa.

9 – SELEÇÃO FINAL

9.1 Os desenhos e poemas serão selecionados de acordo com os seguintes critérios:
a) Abordagem da temática proposta;
b) Criatividade;
c) Originalidade;
d) Para poemas: ortografia, estrofes com sonoridade e ritmo.
9.2 Serão selecionados três desenhos e três poemas destaques de cada categoria, que serão premiados.
9.3 Os desenhos e poemas serão avaliados por uma Comissão Julgadora, formada por pessoas capacitadas, designadas pela Comissão Cultural da 16ª Fenachim.

10 – DIVULGAÇÃO E PREMIAÇÃO

A premiação ocorrerá dentro da programação da 16ª Fenachim, no dia 11 de maio, com entrada franca e consiste em medalha para os três destaques de cada categoria.

11 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

Os casos omissos neste regulamento serão resolvidos pela Comissão Cultural da 16ª Fenachim.

*Informações da Assessoria de Imprensa da Prefeitura

LEIA MAIS:

notícias cultura Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes