Na segunda-feira inicia a vacinação contra influenza e sarampo

-

A partir da segunda-feira, 4, idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde de Venâncio Aires, poderão receber a vacina contra o vírus da influenza, que provoca a gripe. Estes grupos são prioridades até o dia 3 de junho nas unidades de saúde com sala de vacinação, com exceção do posto Central (veja o box). Conforme a enfermeira responsável pelo setor de imunização do município, Janete Fernandes, o município tem 13.766 idosos nesta faixa etária, e 1.575 profissionais da saúde.

A partir de 2 de maio, inicia a segunda etapa da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra influenza destinada a crianças de seis meses até quatro anos 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (pós-parto de até 45 dias), trabalhadores da educação, pessoas com comorbidades (doenças crônicas), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos, Forças Armadas e de Segurança, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

Sarampo

Junto com a vacinação contra a gripe, inicia a vacinação contra o sarampo que vai contemplar dois grupos prioritários. A partir da segunda-feira, 4, podem receber a dose os profissionais da saúde. Já a partir de 30 de abril, a oferta de vacina contra o sarampo estará disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

Dia D

Como acontece normalmente durante as campanhas de vacinação, no sábado, 30 de abril, será o Dia D, quando durante todo o dia, as doses das vacinas contra gripe e sarampo ficam disponíveis para os grupos prioritários da primeira fase.

A enfermeira destaca que a orientação do Ministério da Saúde não apresenta mais a necessidade de intervalo entre a vacina contra Covid-19 e outras vacinas para adultos, assim quem tem doses da vacina contra coronavírus para atualizar, pode também fazer a vacina contra a gripe. No entanto, alerta que no caso das crianças ainda é necessário intervalo de 15 dias entre a vacina Covid-19 e qualquer outra vacina. A enfermeira destaca que para vacinar, tanto adultos como crianças, é necessário levar cartão de vacina, algum documento de identificação e o cartão do Sus.

Para a primeira e segunda fase da campanha contra Influenza, as equipes de vacinação do município se organizam para vacinar em casa pessoas acamadas que estejam nos grupos prioritários. Para isso, conforme Janete, é necessário fazer contato com a equipe da saúde, através do telefone (51) 3983-0249.

Postos que oferecerão as vacinas

  • Estratégias de Saúde da Família (ESF) do Caic, Coronel Brito, Macedo, Santa Tecla, Tabalar, Gressler e Mariante.
  • Unidades de Saúde do bairro Gressler, Santa Tecla e Cruzeiro.
  • No interior, nas Unidades de Saúde de Centro Linha Brasil, Vila Deodoro e Vila Santa Emília.

Fonte: AI Prefeitura

LEIA MAIS:

notícias saúde Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes