Obras na Avenida das Indústrias, em Venâncio, dão mais segurança aos ciclistas e pedestres

-

“Isso aqui ficou uma maravilha. Agora podemos caminhar, andar de bicicleta e passear com nossos animais com mais segurança”. A declaração da calçadista Lúcia da Silva é um reflexo das melhorias feitas pela Prefeitura em um trecho da Avenida das Indústrias, nos bairros Industrial e Universitário, com a construção de acostamento e passeio. O local, considerado a via municipal mais fatal de Venâncio Aires, registrou quatro mortes entre 2010 e 2017.

Mesmo que há quase cinco anos não se registrem mortes no trecho de pouco mais de três quilômetros (a última foi na noite do dia 20 de julho de 2017 e vitimou um ciclista, de 48 anos), as construções do acostamento – que será usado como ciclovia – e da calçada, são comemoradas pelos moradores e por quem usa o local diariamente.

Aos 53 anos, dona Lúcia costuma usar sua bicicleta para ir ao mercado e ao posto de saúde, no bairro Universitário. “E com essa ciclovia, ficou muito bom mesmo. Agora também posso caminhar com meus cachorros, à noite, com mais segurança. Para a Prefeitura tirar um dez, só falta ajustar os quebra-molas”, pediu.

A moradora da Avenida das Indústrias se refere ao fato dos redutores de velocidade cobrirem somente o asfalto e não o acostamento. “Tem muito motorista que não respeita, desvia dos quebra-molas e passa sobre a ciclovia, colocando nossas vidas em risco”, denunciou.

Aprovado

O mesmo sentimento de segurança é dividido pelo metalúrgico Luan da Silva, 24 anos, e pela estudante Gabrieli Cardoso, 15 anos. Morador do bairro Universitário, Silva disse que usa diariamente o trecho para ir em direção ao Centro da cidade e vice-versa. “E com o acostamento e a calçada ficou muito bom. Trouxe muita segurança”, avaliou.

A estudante Gabrieli, que costuma fazer o trajeto com sua bicicleta, também gostou muito da obra. “Antes tinha que andar pela ‘beirada’ do asfalto ou no meio do mato. Agora ficou muito bom”. A estudante também citou o grande movimento diário de trabalhadores, estudantes e moradores das imediações que usam aquele trecho.

A inauguração do novo pavimento está agendada para amanhã, a partir das 11h, com a presença do deputado federal Marcelo Moraes, que encaminhou emenda parlamentar e possibilitou a efetivação da obra. A contrapartida foi da Prefeitura.

Saiba mais

Segundo a Prefeitura, são 2.284,02m² de calçadas com concreto ao longo da Avenida das Indústrias, iniciando no cruzamento da rua Ottmar Beno Schultz e indo até as imediações do IfSul. O valor total investido na obra é de R$ 529.169,92, oriundo de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Moraes, com contrapartida da Prefeitura.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes