Painel Gente & Negócios evidencia a importância da profissionalização e do desenvolvimento regional do turismo

-

Maior evento de Venâncio Aires, a 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) foi palco, na noite desta quinta-feira, 12, do primeiro painel do projeto Gente & Negócios 2022, da Folha do Mate e Terra FM. O debate, realizado no Chimarródromo, teve como tema ‘Turismo: caminhos para fomentar os atrativos locais e regionais’ e contou com transmissão ao vivo pela rádio 105.1 FM e pelo Facebook. Na plateia, estiveram empreendedores de turismo de Venâncio Aires e apoiadores do projeto Gente & Negócios.

Durante cerca de duas horas, os desafios e os potenciais do turismo regional foram abordados pelo secretário de Desenvolvimento Econômico do RS, Edson Brum; o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Venâncio Aires, Nelsoir Battisti; o secretário-executivo da Associação de Turismo da Região do Vale do Rio Pardo (Aturvarp), Carlos Corrêa da Rosa; e Charles Rossner, vice-presidente da Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) e diretor da empresa RS Turismo, de Teutônia.

A valorização do turismo regional após a pandemia de Covid-19 foi um dos aspectos mais ressaltados pelos painelistas, com a busca por passeios de distâncias menores, viagens mais curtas e para pequenos grupos. “Temos um grande potencial para isso, mas nossos empreendedores não estavam preparados. A preparação dos empreendedores e dos gestores públicos é urgente. Com essa qualificação, acredito que em menos de um ano teremos um novo cenário de turismo na região”, projetou Rosa.

Ao encontro disso, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Edson Brum, enfatizou a importância da profissionalização do turismo, em seus mais diferentes segmentos. “Os vales do Rio Pardo e Taquari têm muito potencial. Temos condições de fazer turismo religioso, de natureza, histórico, de eventos e negócios”, pontuou. Outro aspecto reforçado por ele é a necessidade de integração dos municípios para fomentar a área.

“Não haverá desenvolvimento turístico se ele não for regional.”

EDSON BRUM – Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS

Ao encontro disso, Rossner ressaltou que um dos principais desafios é reter o turista por mais dias na região, a partir da integração entre os municípios, com a oferta de diferentes serviços e atrativos. “Temos muitos visitantes, mas poucos turistas. Esse é o grande desafio para os próximos anos”, opinou.

Na visão do integrante da Amturvales, o setor público tem o papel de viabilizar questões macro, enquanto aos empreendedores cabe buscar capacitação e desenvolver parcerias com outros pontos turísticos, a fim de valorizar e desenvolver o seu empreendimento. “No turismo não há concorrentes, mas parceiros. É preciso conectar os produtos turísticos”, enfatizou. Da mesma forma, ele mencionou a importância das entidades representativas como as rotas, Amturvales e Aturvarp, para encaminhar a resolução de demandas. “Todos têm seu papel, mas quem vai fazer o turismo acontecer no dia a dia é o empreendedor”, incentivou.

O secretário de Turismo de Venâncio Aires também comentou que a área é uma fonte de desenvolvimento muito grande. “O desafio é transformar o lazer em negócio”, observou Nelsoir Battisti. Um dos principais investimentos atuais citados por ele é a instalação de 80 placas de sinalização para identificar localidades do interior do município e empreendimentos de turismo. “É o maior projeto de sinalização da história de Venâncio”, disse.
O projeto Gente&Negócios é promovido pela Folha do Mate e Terra FM, tem o patrocínio da Prefeitura de Venâncio Aires e da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). Também conta com apoio da Clínica São Vicente, Haas Madeiras, Condusvale, Sicredi Vale do Rio Pardo, CTA Continental e Tabacos Marasca.

Próximas das do calendário Gente & Negócios 2022

Transmissões ao vivo: 20h às 22h
• 28 de junho – Nossa água, nosso futuro: alternativas para o abastecimento
• 26 de julho – Diversificação na agricultura: os rumos e desafios das propriedades rurais
• 30 de agosto – Desafios do mercado de trabalho: mão de obra e qualificação para preencher as vagas
• 27 de setembro – Eleições 2022: a importância da representatividade política
• 25 de outubro – Inovação e empreendedorismo: os segredos para se manter no mercado
• Novembro – lançamento da revista Perfil Socioeconômico 2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes