
Depois de anunciar que a reconstrução de Vila Mariante terá que acontecer em outro local, fora da área de risco, na noite deste domingo,12, o prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa, revelou uma proposta que atende uma outra região que historicamente sofre com enchentes no município: a região baixa da cidade.
Em entrevista, ao vivo no estúdio da Terra FM, o chefe do Executivo disse que a ideia, que será apresentada à Defesa Civil Nacional, é a construção de um dique de contenção da água do arroio Castelhano. Se as condições logísticas permitirem, representantes do órgão serão recebidos no município no começo desta semana, quando o assunto será pautado. “Nossa intenção é construir um dique que abrange a região baixa da cidade […] É uma obra grandiosa, não é pra hoje ou amanhã. São milhões de reais e precisaremos de recursos do governo federal, da Defesa Civil Nacional. A Prefeitura não tem esse dinheiro, mas alguém precisa dar esse pontapé”, disse.
Segundo o prefeito, na ideia inicial, a ser analisada e estudada por técnicos, o dique seria construído em três partes – compreendendo a região central e os bairros Dietrich e Battisti – e as sangas teriam comportas. “São sistemas que têm em Blumenau e Porto Alegre, com máquinas de bombeamento. Vai eliminar 100% dos nossos problemas, não? Se ocorrer um dilúvio, como na semana passada, vai acontecer o que aconteceu em Porto Alegre. Mas em uma enchente, digamos, intermediária, certamente essa região estaria protegida”, observou.
Durante a entrevista, Jarbas reiterou que trata-se apenas de uma ideia, por enquanto, mas que precisa ser debatida e tirada do papel. “Não estou inventando a roda, estou lançando uma ideia. Não sei, talvez eu esteja louco e um engenheiro venha me dizer que isso não funciona, mas precisamos apresentar algo para a comunidade […] É uma nova realidade e nós precisamos fazer as mudanças comportamentais, culturais e de infraestrutura. Por que mudanças? Porque estamos no início de uma era, das mudanças climáticas. As decisões precisam ser tomadas, precisam ter início.”
O que é um dique?
• Dique é uma obra de engenharia hidráulica com a finalidade de manter determinadas porções de terra secas, por meio do represamento de águas correntes. Sua estrutura pode ser de concreto, de terra ou de enrocamento (blocos de rocha compactados) e possibilita manter secas determinadas áreas.
Emei Closs
Durante a entrevista, Jarbas reiterou que a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Frederico Reinaldo Closs, no bairro União, não voltará a funcionar no mesmo endereço. Esse é um dos prédios públicos mais afetados pelas cheias do arroio Castelhano. Enquanto aguarda recursos para a construção da nova escola, em um terreno do bairro São Francisco Xavier, a Prefeitura alugará um prédio para realocar a estrutura da escola.
LEIA MAIS: