Prova Fly in, na qual pilotos tentam acertar o alvo, será realizada durante a manhã (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Muito mais que simplesmente voar, os 17 pilotos confirmados para o 3° Festival de Balonismo de Venâncio Aires também se preparam para participar da 3° etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo.

De acordo com o diretor técnico do campeonato, Lasier França, estão programadas para ocorrer duas provas que irão consagrar o vencedor da etapa no município. No entanto, para ser aclamado vencedor do Campeonato Gaúcho de Balonismo é necessário que o piloto vença quatro etapas, a que acontece em Venâncio e três que são promovidas em Torres.

A ‘Fly in’ é uma das provas programadas para ocorrer na Capital do Chimarrão, sempre pela manhã, próximo às 6h. Nesse desafio, alvos são distribuídos por diferentes pontos da cidade e os balões precisam largar saquinhos de areia próximos ao X demarcado no chão.
O piloto que chegar mais próximo do alvo soma pontos para a final da etapa. Essa prova ocorre sempre pela manhã, de acordo com França, justamente pelas condições do vento e também por ser uma forma dos balões estarem pela cidade e um número maior de pessoas acompanhar essa atividade.

A outra prova, que tem o nome de ‘Caça à raposa’, ocorre na sexta-feira, no sábado e domingo, às 17h, no Parque do Chimarrão. Nesse momento, os balões são inflados e um deles decola primeiro, tornando-se o alvo. Cinco minutos depois, os demais saem em ‘caça à raposa’. Aquele que atirar a sua marca mais próximo de onde o balão raposa pousou, garante pontos.

Em busca do bicampeonato

Ricardo Rosa de Lima conquistou o primeiro lugar na etapa realizada no município em 2018 (Foto: Arquivo Pessoal)

O piloto Ricardo Rosa de Lima, 40 anos, participa pela terceira vez do Festival de Balonismo de Venâncio Aires e busca o ‘bicampeonato’ na terceira etapa do Campeonato Gaúcho de Balonismo no município.

“O desafio é ainda maior devido ao nível competitivo dos demais pilotos. A competição será mais acirrada, já que teremos ótimos e experientes pilotos brigando pelo título de campeão”, considera.

Piloto desde 2015, ele também é diretor da Trip Balonismo Aventura, a maior empresa de voos de balão do Sul do Brasil.


“Tenho no balonismo uma profissão aliada ao encantamento que é voar nessa aeronave considerada a mais segura do mundo.”

RICARDO ROSA DE LIMA  – Piloto


LEIA MAIS: 

Conheça os pilotos que participam do 3° Festival do Balonismo

Cinco motivos para não perder o Festival de Balonismo 2019

No artesanato, a lembrança do Festival de Balonismo

Front vip do show do Michel Teló terá prato especial

Espaço gastronômico do Balonismo terá food trucks e cervejarias

Confira as regras para acesso de menores ao show do Michel Teló

Festival de Balonismo terá Feirão de Veículos

Show da dupla Claus e Vanessa é confirmado para o 3º Festival de Balonismo

Divulgada a programação oficial do Festival do Balonismo

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome